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Título: O assistente social na rede de ensino básica das escolas : a luta pela inserção no espaço escolar - desafios do profissional para a intermediação entre a escola e a família de crianças e adolescentes
Autor(es): Silva, Valnéia Martins da
Orientador(es): Albuquerque, Miriam de Souza Leão
Assunto: Assistência social
Assistentes sociais
Crianças e adolescentes
Educação básica
Escolas públicas
Escolas particulares
Evasão escolar
Família e escola
Data de apresentação: 29-Jun-2017
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: SILVA, Valnéia Martins da. O assistente social na rede de ensino básica das escolas: a luta pela inserção no espaço escolar - desafios do profissional para a intermediação entre a escola e a família de crianças e adolescentes. 2017. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre a importância da inserção do assistente social nas escolas de ensino básico para que a sua intermediação entre escola, família e alunos possa ser efetivada de acordo com o que preceitua o Código de Ética do/a Assistente Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente e demais legislações. O estudo foi elaborado no primeiro semestre de 2017 utilizando as técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, em bases abertas online, em idioma português, considerando: artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, legislações propostas e aprovadas, livros e outras produções científicas ou legislativas que tratam do tema Educação e Serviço Social. O Estudo foi meticulosamente realizado de acordo com o que preceitua o Código de Ética do/a assistente social, e seus resultados apresentados de acordo com as normas atualizadas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O estudo permitiu refletir sobre os diversos problemas que acontecem nas escolas brasileiras decorrentes das manifestações da questão social, e que poderiam ser amenizados pela presença de assistente social no âmbito educacional. Com base na literatura científica e nos documentos legais analisados, é possível identificar que um dos eixos de reflexão para inclusão dos assistentes sociais nas escolas públicas são as expressões da questão social e a relação estabelecida entre a escola e a família, fatores estes que contribuem para a maioria das evasões escolares. Dada a importância do tema, torna-se necessário a realização de outras pesquisas sobre a integração entre os assistentes sociais, os profissionais da educação e a família dos alunos das escolas de ensino básico.
Abstract: This final college project was a research based on the insertion of the social worker in primary schools so that their intermediation between school, family and students can be done in accordance to the provisions established in the Code of Ethics of the Social Worker, The Statute of the Child and Adolescent, and other legislations as well. The study was elaborated in the first semester of 2017 using the techniques of bibliographic research and documental research, in open online bases in Portuguese language, considering: scientific articles, graduation papers, master dissertations, doctorate thesis, proposed and approved legislations, books and other scientific or legislative productions that deal with the theme Education and Social Work. The Study was meticulously done in accordance with the provisions established in the Code of Ethics of the Social Worker, and its results were in accordance with the updated standards of ABNT (Brazilian Association of Technical Norms). The study allowed us to reflect on the various problems that occur in the brazilian schools due to the manifestations of the social question, which could be mitigated by the presence of a social worker in the educational field. Based on the scientific literature and legal documents analyzed, it is possible to identify that one of the reasons for the inclusion of the social workers in the public schools are the means to express the social question and the relationship established between school and family, factor that contributes to the majority of the evasions in the schools. Given the importance of the theme, it is necessary to make further researches about the integration among social workers, the education professionals and the family of students in elementary schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
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