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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Miriam de Souza Leão-
dc.contributor.authorSilva, Valnéia Martins da-
dc.identifier.citationSILVA, Valnéia Martins da. O assistente social na rede de ensino básica das escolas: a luta pela inserção no espaço escolar - desafios do profissional para a intermediação entre a escola e a família de crianças e adolescentes. 2017. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre a importância da inserção do assistente social nas escolas de ensino básico para que a sua intermediação entre escola, família e alunos possa ser efetivada de acordo com o que preceitua o Código de Ética do/a Assistente Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente e demais legislações. O estudo foi elaborado no primeiro semestre de 2017 utilizando as técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, em bases abertas online, em idioma português, considerando: artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, legislações propostas e aprovadas, livros e outras produções científicas ou legislativas que tratam do tema Educação e Serviço Social. O Estudo foi meticulosamente realizado de acordo com o que preceitua o Código de Ética do/a assistente social, e seus resultados apresentados de acordo com as normas atualizadas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O estudo permitiu refletir sobre os diversos problemas que acontecem nas escolas brasileiras decorrentes das manifestações da questão social, e que poderiam ser amenizados pela presença de assistente social no âmbito educacional. Com base na literatura científica e nos documentos legais analisados, é possível identificar que um dos eixos de reflexão para inclusão dos assistentes sociais nas escolas públicas são as expressões da questão social e a relação estabelecida entre a escola e a família, fatores estes que contribuem para a maioria das evasões escolares. Dada a importância do tema, torna-se necessário a realização de outras pesquisas sobre a integração entre os assistentes sociais, os profissionais da educação e a família dos alunos das escolas de ensino básico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAssistência socialpt_BR
dc.subject.keywordAssistentes sociaispt_BR
dc.subject.keywordCrianças e adolescentespt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEscolas particularespt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordFamília e escolapt_BR
dc.titleO assistente social na rede de ensino básica das escolas : a luta pela inserção no espaço escolar - desafios do profissional para a intermediação entre a escola e a família de crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T13:04:43Z-
dc.date.available2021-06-09T13:04:43Z-
dc.date.submitted2017-06-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27670-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This final college project was a research based on the insertion of the social worker in primary schools so that their intermediation between school, family and students can be done in accordance to the provisions established in the Code of Ethics of the Social Worker, The Statute of the Child and Adolescent, and other legislations as well. The study was elaborated in the first semester of 2017 using the techniques of bibliographic research and documental research, in open online bases in Portuguese language, considering: scientific articles, graduation papers, master dissertations, doctorate thesis, proposed and approved legislations, books and other scientific or legislative productions that deal with the theme Education and Social Work. The Study was meticulously done in accordance with the provisions established in the Code of Ethics of the Social Worker, and its results were in accordance with the updated standards of ABNT (Brazilian Association of Technical Norms). The study allowed us to reflect on the various problems that occur in the brazilian schools due to the manifestations of the social question, which could be mitigated by the presence of a social worker in the educational field. Based on the scientific literature and legal documents analyzed, it is possible to identify that one of the reasons for the inclusion of the social workers in the public schools are the means to express the social question and the relationship established between school and family, factor that contributes to the majority of the evasions in the schools. Given the importance of the theme, it is necessary to make further researches about the integration among social workers, the education professionals and the family of students in elementary schools.pt_BR
Aparece na Coleção:Serviço Social



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