Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Miriam de Souza Leão | - |
dc.contributor.author | Silva, Valnéia Martins da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Valnéia Martins da. O assistente social na rede de ensino básica das escolas: a luta pela inserção no espaço escolar - desafios do profissional para a intermediação entre a escola e a família de crianças e adolescentes. 2017. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso versa sobre a importância da inserção
do assistente social nas escolas de ensino básico para que a sua intermediação entre
escola, família e alunos possa ser efetivada de acordo com o que preceitua o Código
de Ética do/a Assistente Social, o Estatuto da Criança e do Adolescente e demais
legislações. O estudo foi elaborado no primeiro semestre de 2017 utilizando as
técnicas de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, em bases abertas online,
em idioma português, considerando: artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de
Cursos de Graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, legislações
propostas e aprovadas, livros e outras produções científicas ou legislativas que tratam
do tema Educação e Serviço Social. O Estudo foi meticulosamente realizado de
acordo com o que preceitua o Código de Ética do/a assistente social, e seus
resultados apresentados de acordo com as normas atualizadas da ABNT (Associação
Brasileira de Normas Técnicas). O estudo permitiu refletir sobre os diversos problemas
que acontecem nas escolas brasileiras decorrentes das manifestações da questão
social, e que poderiam ser amenizados pela presença de assistente social no âmbito
educacional. Com base na literatura científica e nos documentos legais analisados, é
possível identificar que um dos eixos de reflexão para inclusão dos assistentes sociais
nas escolas públicas são as expressões da questão social e a relação estabelecida
entre a escola e a família, fatores estes que contribuem para a maioria das evasões
escolares. Dada a importância do tema, torna-se necessário a realização de outras
pesquisas sobre a integração entre os assistentes sociais, os profissionais da
educação e a família dos alunos das escolas de ensino básico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistentes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas particulares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família e escola | pt_BR |
dc.title | O assistente social na rede de ensino básica das escolas : a luta pela inserção no espaço escolar - desafios do profissional para a intermediação entre a escola e a família de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T13:04:43Z | - |
dc.date.available | 2021-06-09T13:04:43Z | - |
dc.date.submitted | 2017-06-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27670 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This final college project was a research based on the insertion of the social worker in
primary schools so that their intermediation between school, family and students can
be done in accordance to the provisions established in the Code of Ethics of the Social
Worker, The Statute of the Child and Adolescent, and other legislations as well. The
study was elaborated in the first semester of 2017 using the techniques of bibliographic
research and documental research, in open online bases in Portuguese language,
considering: scientific articles, graduation papers, master dissertations, doctorate
thesis, proposed and approved legislations, books and other scientific or legislative
productions that deal with the theme Education and Social Work. The Study was
meticulously done in accordance with the provisions established in the Code of Ethics
of the Social Worker, and its results were in accordance with the updated standards of
ABNT (Brazilian Association of Technical Norms). The study allowed us to reflect on
the various problems that occur in the brazilian schools due to the manifestations of
the social question, which could be mitigated by the presence of a social worker in the
educational field. Based on the scientific literature and legal documents analyzed, it is
possible to identify that one of the reasons for the inclusion of the social workers in the
public schools are the means to express the social question and the relationship
established between school and family, factor that contributes to the majority of the
evasions in the schools. Given the importance of the theme, it is necessary to make
further researches about the integration among social workers, the education
professionals and the family of students in elementary schools. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
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