Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27669
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThiagoDutraHollandaDeRezende_tcc.pdf847,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de crédito e crises do capitalismo
Autor(es): Rezende, Thiago Dutra Hollanda de
Orientador(es): Salvador, Evilásio da Silva
Assunto: Crise econômica
Capital (Economia)
Recessão (Economia)
Capitalismo
Crédito
Neoliberalismo
Data de apresentação: 11-Dez-2017
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: REZENDE, Thiago Dutra Hollanda de. Sistema de crédito e crises do capitalismo. 2017. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A partir dos impactos das crises do capital e da atual recessão mundial sobre os direitos sociais e as políticas sociais, o presente trabalho teve como objetivo identificar as principais determinações das crises no capitalismo, tendo em vista o papel especial que o sistema de crédito teve na crise de 2008-9. A análise foi realizada por revisão bibliográfica e buscou qualificar as categorias e elementos fundamentais da relação capital, assim, iniciou-se por explicitar o caráter mercantil do modo de produção capitalista e das relações sociais mediadas pela troca de mercadorias, as quais levam à formação social sobre a base da lógica do valor e de sua forma de existência concreta, o dinheiro. O mais-valor e o lucro, formas em níveis diferentes da finalidade da produção capitalista foram conceituados para então ser explicada a lei da queda tendencial da taxa de lucro, a qual, segundo certas correntes marxistas, seria o fator chave para compreender as crises do capital. O sistema de crédito, de sua base nas funções do dinheiro como meio circulante e forma de pagamento, é também abordado, de sua forma mais abstrata às formas cada vez mais desenvolvidas e complexas que assumiu com o desenvolvimento do capitalismo. Ao tomar proporções cada vez maiores, especialmente a partir da década de 1970, o sistema de crédito torna-se uma dimensão fundamental para a correta apreensão dos fatores das crises capitalistas e das dimensões das lutas de classes, como explicita a disputa pelo fundo público. Entretanto há muitas controvérsias sobre o papel do crédito e sua função nas crises. O presente trabalho termina por explicitar duas diferentes posições marxistas sobre a função do crédito na crise capitalista de 2008-9 e sobre o sentido do momento histórico que ficou conhecido como neoliberalismo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.