Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27664
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RodrigoSantosDosReis_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Segurança cibernética no setor bancário : uma análise da produção internacional de artigos científicos em bases de dados da área de Administração
Autor(es): Reis, Rodrigo Santos
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Bibliometria
Bancos
Segurança da informação
Segurança cibernética
Data de apresentação: 12-Fev-2021
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: REIS, Rodrigo Santos. Segurança cibernética no setor bancário: uma análise da produção internacional de artigos científicos em bases de dados da área de Administração. 2021. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar a produção internacional de artigos científicos sobre o tema ‘segurança cibernética no setor bancário’ em bases de dados da área de Administração. Para tal finalidade, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordadem qualitativa e quantitativa com análise de 72 artigos por meio de um estudo bibliométrico. Os artigos foram coletados no período de 28.01.2020 até 08.07.2020 em períodicos disponíveis em quatro bases de dados da área de Administração, indexadas pelo Portal de Periódicos da CAPES, sendo elas: EBSCOhost, ProQuest, Scopus - Elsevier e Web of Science - WoS. O tratamento dos dados empregou a estatística descritiva, a técnica de elaboração de nuvens de palavras, a análise de co-ocorrência de palavras-chaves e a análise de coautoria. Adicionalmente, para a classificação dos artigos conforme a ótica predominante em ‘Negócios’, ‘Legal’ ou ‘Técnico’, foi utilizada a análise de conteúdo, baseado na taxonomia descrita por Evesti, Kanstrén e Frantti (2017). Os principais resultados encontrados indicaram que 73,61% da produção de artigos científicos ocorreu entre os anos de 2017 e 2020. Além disso, o continente europeu figurou com 41,12% do total de instituições às quais os autores dos artigos estão vinculados. Entre as palavras-chaves recorrentes, destacaram-se ‘cyber crime’, ‘cyber security’ e ‘phishing’. Notou-se, também, que a abordagem metodológica predominante foi a qualitativa, com 44 artigos (61,11%) e que a ótica predominante em estudos foi a de ‘Negócios’, com 50,00% do total da amostra. Com esta pesquisa, espera-se contribuir academicamente para a compreensão do tema ‘segurança cibernética no setor bancário’ e trazer reflexões para acadêmicos, instituições financeiras, órgãos reguladores do setor bancário que tratam sobre o assunto, pesquisadores e clientes de instituições financeiras interessados em melhor entender o tema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.