Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabriellaBarretoCunha_tcc.pdf713,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Características pertinentes ao volume das operações de crédito efetuadas por cooperativas no Brasil : estudo no período de 2019 a 2020
Autor(es): Cunha, Gabriella Barreto
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Cooperativas de crédito
Operações de crédito
Crédito
Data de apresentação: 11-Fev-2021
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: CUNHA, Gabriella Barreto. Características pertinentes ao volume das operações de crédito efetuadas por cooperativas no Brasil: estudo no período de 2019 a 2020. 2021. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar as características pertinentes ao volume das operações de crédito das cooperativas atuantes no Brasil no período de 2019 a 2020. Para tal fim, realizou-se estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra não probabilística por acessibilidade aos dados abrangeu 847 cooperativas de crédito que liberaram operações no citado período. Os dados coletados foram disponibilizados pelo sítio eletrônico do Banco Central do Brasil – BCB, coletando-se volume das operações nas datas-bases de junho de cada ano. O tratamento dos dados empregou a estatística descritiva, a estatística inferencial, a análise de resíduos e a análise de correspondência, considerando-se o volume das operações de crédito, o período da operação, a quantidade de cooperados e o sistema cooperativo ao qual a cooperativa estava vinculada no período. Os principais resultados permitiram constatar que os volumes das operações de crédito das cooperativas não apresentaram uma distribuição uniforme e não se condicionaram ao período da operação (anterior ou posterior à decretação da pandemia decorrente da COVID-19). Entretanto, os referidos volumes condicionaram-se à quantidade de cooperados e ao sistema cooperativo ao qual a cooperativa está vinculado. Os achados reforçam argumentos de que cooperativas com os maiores volumes de operações de crédito concedidos possuem mais cooperados e vinculam-se a sistemas cooperativos específicos (Sicredi e Sicoob). Os achados, também, contribuem para reforçar argumentos a favor da eficácia de medidas tomadas para manter o bom funcionamento do mercado financeiro, em especial aquelas que se refiram à manutenção do volume ofertado de crédito por cooperativas, após a decretação da referida pandemia no País.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.