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Título: O que leva alunos a permanecerem em um curso de educação financeira? : uma análise à luz do modelo da perspectiva comportamental
Autor(es): Fonseca, Yolanda Katherine Campos
Orientador(es): Borges, Carla Peixoto
Assunto: Comportamento humano
Finanças pessoais
Educação financeira
Data de apresentação: 14-Dez-2020
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: FONSECA, Yolanda Katherine Campos. O que leva alunos a permanecerem em um curso de educação financeira?: uma análise à luz do modelo da perspectiva comportamental. 2020. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A temática educação financeira tem ganhado considerável espaço no meio acadêmico. Diversas pesquisas demonstram a preocupação em mensurar a proficiência dos cidadãos quanto a esse assunto e o impacto disso nas suas decisões de consumo e endividamento. Apesar da repercussão que isso representa, há uma lacuna na literatura no que diz respeito às variáveis que podem indicar o comportamento de se engajar em cursos sobre esse tema. Este estudo buscou investigar essas variáveis por meio de dados secundários de uma empresa que oferece um curso online e o Behavioral Perspective Model (BPM) foi utilizado para analisar as associações entre variáveis de história de aprendizagem e cenário de consumo e interpretá-las. A partir dos dados extraídos, 44 variáveis foram analisadas por meio do teste do qui-quadrado de Pearson e os resultados indicaram que apenas 3 delas apresentaram associação com o comportamento de se engajar no curso: gênero, visão de dinheiro e objetivo de planejar melhor a aposentadoria, todas variáveis de história de aprendizagem. Sugere-se que outras variáveis que não estiveram presentes na base de dados fornecida poderiam ter influência no engajamento dos alunos e por isso outros estudos ainda precisam ser realizados para que o tema seja mais bem discutido.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
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