Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Carla Peixoto | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Yolanda Katherine Campos | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Yolanda Katherine Campos. O que leva alunos a permanecerem em um curso de educação financeira?: uma análise à luz do modelo da perspectiva comportamental. 2020. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A temática educação financeira tem ganhado considerável espaço no meio acadêmico.
Diversas pesquisas demonstram a preocupação em mensurar a proficiência dos cidadãos quanto
a esse assunto e o impacto disso nas suas decisões de consumo e endividamento. Apesar da
repercussão que isso representa, há uma lacuna na literatura no que diz respeito às variáveis que
podem indicar o comportamento de se engajar em cursos sobre esse tema. Este estudo buscou
investigar essas variáveis por meio de dados secundários de uma empresa que oferece um curso
online e o Behavioral Perspective Model (BPM) foi utilizado para analisar as associações entre
variáveis de história de aprendizagem e cenário de consumo e interpretá-las. A partir dos dados
extraídos, 44 variáveis foram analisadas por meio do teste do qui-quadrado de Pearson e os
resultados indicaram que apenas 3 delas apresentaram associação com o comportamento de se
engajar no curso: gênero, visão de dinheiro e objetivo de planejar melhor a aposentadoria, todas
variáveis de história de aprendizagem. Sugere-se que outras variáveis que não estiveram
presentes na base de dados fornecida poderiam ter influência no engajamento dos alunos e por
isso outros estudos ainda precisam ser realizados para que o tema seja mais bem discutido. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.title | O que leva alunos a permanecerem em um curso de educação financeira? : uma análise à luz do modelo da perspectiva comportamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T11:26:32Z | - |
dc.date.available | 2021-06-09T11:26:32Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27662 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|