Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27662
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_YolandaKatherineCamposFonseca_tcc.pdf550,31 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBorges, Carla Peixoto-
dc.contributor.authorFonseca, Yolanda Katherine Campos-
dc.identifier.citationFONSECA, Yolanda Katherine Campos. O que leva alunos a permanecerem em um curso de educação financeira?: uma análise à luz do modelo da perspectiva comportamental. 2020. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA temática educação financeira tem ganhado considerável espaço no meio acadêmico. Diversas pesquisas demonstram a preocupação em mensurar a proficiência dos cidadãos quanto a esse assunto e o impacto disso nas suas decisões de consumo e endividamento. Apesar da repercussão que isso representa, há uma lacuna na literatura no que diz respeito às variáveis que podem indicar o comportamento de se engajar em cursos sobre esse tema. Este estudo buscou investigar essas variáveis por meio de dados secundários de uma empresa que oferece um curso online e o Behavioral Perspective Model (BPM) foi utilizado para analisar as associações entre variáveis de história de aprendizagem e cenário de consumo e interpretá-las. A partir dos dados extraídos, 44 variáveis foram analisadas por meio do teste do qui-quadrado de Pearson e os resultados indicaram que apenas 3 delas apresentaram associação com o comportamento de se engajar no curso: gênero, visão de dinheiro e objetivo de planejar melhor a aposentadoria, todas variáveis de história de aprendizagem. Sugere-se que outras variáveis que não estiveram presentes na base de dados fornecida poderiam ter influência no engajamento dos alunos e por isso outros estudos ainda precisam ser realizados para que o tema seja mais bem discutido.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComportamento humanopt_BR
dc.subject.keywordFinanças pessoaispt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.titleO que leva alunos a permanecerem em um curso de educação financeira? : uma análise à luz do modelo da perspectiva comportamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-06-09T11:26:32Z-
dc.date.available2021-06-09T11:26:32Z-
dc.date.submitted2020-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27662-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.