Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27661
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MateusPigattoLenza_tcc.pdf403,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Startup enxuta : critérios de sucesso utilizados nas empresas do Distrito Federal
Autor(es): Lenza, Mateus Pigatto
Orientador(es): Gomes, Vanessa Cabral
Assunto: Startup
Produção enxuta
Administração de produtos
Data de apresentação: 7-Jan-2020
Data de publicação: 9-Jun-2021
Referência: LENZA, Mateus Pigatto. Startup enxuta: critérios de sucesso utilizados nas empresas do Distrito Federal. 2020. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Devido a crescente importância da tecnologia nos tempos modernos e com o surgimento de diversas startups ao redor do mundo, faz-se de grande importância estudos e pesquisas nessa área. O objetivo do trabalho foi analisar quais critérios de startup enxuta foram utilizados pelas startups de sucesso do Distrito Federal, visando compreender se a principal metodologia de gestão de startups, da obra de Eric Ries, a Startup Enxuta, foi aplicada por essas empresas. Para isso, buscou-se mapear os critérios do modelo da Startup Enxuta, identificar as startups que estavam obtendo sucesso e definir sucesso como a capacidade de captação de investimentos desses empreendimentos. O referencial teórico tratou de assuntos referentes a Manufatura Enxuta, os pilares que vieram a compor essa metodologia e sobre o modelo Startup Enxuta, seu histórico e conceito atual. Além disso, foi explorado como que a produção enxuta do Toyotismo influenciou e deu origem ao método da Startup Enxuta. A metodologia de pesquisa utilizada foi a entrevista qualitativa, por meio desta, fundadores de startups de Brasília foram questionados sobre o uso do método da Startup Enxuta em suas empresas. Os principais resultados indicam que houve apenas um caso em que uma startup satisfez todos os critérios, porém, pelo menos um dos critérios analisados foi cumprido por todas startups de sucesso do Distrito Federal, o que pode indicar que o sucesso das startups não necessariamente está ligado ao uso dos critérios de Ries (2011). Portanto, foi constatado que há um uso parcial dos métodos de Ries pelas startups brasilienses.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.