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Título: Consumo e sustentabilidade social : o impacto do trabalho análogo ao escravo no comportamento do consumidor de vestuário
Autor(es): Rodrigues, Thaís de Araújo
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Consumo consciente
Moda
Trabalho escravo
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 16-Dez-2020
Data de publicação: 8-Jun-2021
Referência: RODRIGUES, Thaís de Araújo. Consumo e sustentabilidade social: o impacto do trabalho análogo ao escravo no comportamento do consumidor de vestuário. 2020. 137 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A chegada da globalização, nos anos 1980, abriu caminho para novos modelos de negócio, conectou economias pelo mundo e mudou a forma de se produzir e de consumir, sobretudo no mercado da moda com a criação do fast-fashion, a moda de rápido consumo. Os consumidores se adaptaram bem à novidade e passaram a demandar ainda mais produtos por preços cada vez mais baixos. A indústria da moda, com o propósito de maximizar seu lucro e manter seus preços competitivos, passou a terceirizar sua produção, instalando suas cadeias produtivas na América Latina e na Ásia, onde a mão-de-obra era mais barata e as leis trabalhistas mais brandas, ou até inexistentes. Os resultados desse novo modo de produzir e consumir fizeram da indústria da moda um dos segmentos com maior incidência de uso de mão-de-obra em condição análoga à escravidão em todo o mundo, onde homens, mulheres e até crianças têm sua dignidade humana violada em prol do lucro das grandes empresas têxteis. A partir dessa realidade de precarização trabalhista, surgiu a necessidade de entender o que leva o principal agente dessa cadeia, o consumidor, a continuar comprando produtos que são fabricados em uma realidade tão hostil e degradante. Decidiu-se, portanto, investigar o perfil de consumo dos participantes, bem como sua aderência às práticas de consumo consciente, seu nível de conhecimento acerca do Trabalho Análogo ao Escravo e o impacto que notícias com denúncias de tais práticas causam no seu comportamento de consumo, tendo a Teoria do Comportamento do Consumidor e de Consumo Socialmente Responsável (CSR), como a fundamentação teórica do estudo. Foi realizada uma pesquisa exploratória com delineamento experimental, com amostra não-probabilística chamada Bola de Neve Virtual, dada a possibilidade de uma maior abrangência nos perfis dos participantes. A pesquisa contou com 630 participantes, em 19 estados e no DF, com pessoas entre 18 e 85 anos. Os resultados atestaram que, dentro da amostra analisada, a renda não é um fator que influencia na aderência às práticas de CSR e que o nível sensibilidade às questões de exploração do trabalho é a mesma entre homens e mulheres. Em relação ao impacto das notícias, a principal conclusão é de que não houve discrepância significativa entre o grupo experimental, exposto às duas notícias-denúncia, e de controle. Sendo assim, não pôde ser considerado como um fator que tenha influenciado nas questões reflexivas, nem no modo como o consumidor interpreta a situação de desvalorização humana a qual os trabalhadores explorados se encontram.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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