Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Amélia de Paula | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Thaís de Araújo | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Thaís de Araújo. Consumo e sustentabilidade social: o impacto do trabalho análogo ao escravo no comportamento do consumidor de vestuário. 2020. 137 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A chegada da globalização, nos anos 1980, abriu caminho para novos modelos
de negócio, conectou economias pelo mundo e mudou a forma de se produzir e de
consumir, sobretudo no mercado da moda com a criação do fast-fashion, a moda de
rápido consumo. Os consumidores se adaptaram bem à novidade e passaram a
demandar ainda mais produtos por preços cada vez mais baixos. A indústria da moda,
com o propósito de maximizar seu lucro e manter seus preços competitivos, passou a
terceirizar sua produção, instalando suas cadeias produtivas na América Latina e na
Ásia, onde a mão-de-obra era mais barata e as leis trabalhistas mais brandas, ou até
inexistentes. Os resultados desse novo modo de produzir e consumir fizeram da
indústria da moda um dos segmentos com maior incidência de uso de mão-de-obra
em condição análoga à escravidão em todo o mundo, onde homens, mulheres e até
crianças têm sua dignidade humana violada em prol do lucro das grandes empresas
têxteis. A partir dessa realidade de precarização trabalhista, surgiu a necessidade de
entender o que leva o principal agente dessa cadeia, o consumidor, a continuar
comprando produtos que são fabricados em uma realidade tão hostil e degradante.
Decidiu-se, portanto, investigar o perfil de consumo dos participantes, bem como sua
aderência às práticas de consumo consciente, seu nível de conhecimento acerca do
Trabalho Análogo ao Escravo e o impacto que notícias com denúncias de tais práticas
causam no seu comportamento de consumo, tendo a Teoria do Comportamento do
Consumidor e de Consumo Socialmente Responsável (CSR), como a fundamentação
teórica do estudo. Foi realizada uma pesquisa exploratória com delineamento
experimental, com amostra não-probabilística chamada Bola de Neve Virtual, dada a
possibilidade de uma maior abrangência nos perfis dos participantes. A pesquisa
contou com 630 participantes, em 19 estados e no DF, com pessoas entre 18 e 85
anos. Os resultados atestaram que, dentro da amostra analisada, a renda não é um
fator que influencia na aderência às práticas de CSR e que o nível sensibilidade às
questões de exploração do trabalho é a mesma entre homens e mulheres. Em relação
ao impacto das notícias, a principal conclusão é de que não houve discrepância
significativa entre o grupo experimental, exposto às duas notícias-denúncia, e de
controle. Sendo assim, não pôde ser considerado como um fator que tenha
influenciado nas questões reflexivas, nem no modo como o consumidor interpreta a
situação de desvalorização humana a qual os trabalhadores explorados se encontram. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo consciente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho escravo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | Consumo e sustentabilidade social : o impacto do trabalho análogo ao escravo no comportamento do consumidor de vestuário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T18:20:09Z | - |
dc.date.available | 2021-06-08T18:20:09Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27656 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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