Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27654
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarcosMateusDeSousaRibeiro_tcc.pdf575,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos fatores que afetam a produtividade do teletrabalho : estudo na percepção de teletrabalhadores durante a pandemia da COVID-19
Autor(es): Ribeiro, Marcos Mateus Mousinho de Sousa
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Teletrabalho
Produtividade do trabalho
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 4-Dez-2020
Data de publicação: 8-Jun-2021
Referência: RIBEIRO, Marcos Mateus Mousinho de Sousa. Análise dos fatores que afetam a produtividade do teletrabalho: estudo na percepção de teletrabalhadores durante a pandemia da COVID-19. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os fatores que afetam a produtividade do teletrabalho, considerando a percepção de teletrabalhadores durante a pandemia da COVID-19. Para atingir tal objetivo, realizou-se um estudo descritivo com abordagem predominantemente quantitativa. Foram aplicados questionários via internet a uma amostra de 363 teletrabalhadores localizados predominantemente na região do Distrito Federal, buscando-se a percepção deles a respeito de vinte e dois itens pertinentes a três fatores: 1. fator ‘estrutura e organização do trabalho’, 2. fator ‘relacionamento e gestão’ e 3. fator ‘comportamental individual’. Os citados fatores e itens a eles pertinentes baseiam-se na fundamentação teórica e foram definidos após realização de brianstormings e de grupos focais. Para tratamento dos dados coletados por meio de questionário foram empregadas a estatística descritiva e a estatística inferencial não paramétrica, complementada pelo uso da técnica multivariada ‘Análise de Correspondência’. Os principais resultados do estudo demonstraram, baseado no total de itens pertinentes a cada fator, que tais fatores não afetam de maneira uniforme a produtividade do teletrabalho. O fator ‘estrutura e organização do trabalho’ foi percebido pelos teletrabalhadores como melhor do que no trabalho presencial, o fator ‘comportamental individual’ foi percebido como pior do que no trabalho presencial e o fator ‘relacionamento e gestão’ foi percebido como indiferente ou não aplicável à produtividade do teletrabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.