Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27639
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_SarahDeMendoncaMarcal_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores
Autor(es): Marçal, Sarah de Mendonça
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Economia compartilhada
Consumidores - preferência
Consumo (Economia)
Data de apresentação: 29-Out-2020
Data de publicação: 7-Jun-2021
Referência: MARÇAL, Sarah de Mendonça. Consumo colaborativo: um estudo sobre a percepção dos consumidores. 2020. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)–Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O consumo baseado no acesso surge com o avanço tecnológico, alterando as ações tradicionais de consumo. Esse modelo econômico também conhecido como consumo colaborativo, economia de compartilhamento, consumo peerto-peer, entre outros nomes, tem como objetivo possibilitar que as pessoas tenham acesso a diversos produtos sem precisar ter a posse dos mesmos. Dentro desse modelo, as transações para usufruir do compartilhamento podem ser através de uma troca monetária ou não. O objetivo com este estudo foi identificar os principais motivos que fazem os consumidores optarem pelo compartilhamento de bens ao invés da posse do produto. O estudo foi realizado de forma quantitativa por levantamento, e, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário para os clientes das plataformas Uber/Netflix, Aleggro e Boomerang, obtendo um total de 174 participantes. Os resultados foram interpretados através de estatísticas descritivas e apontaram que, apesar de ser uma forma de consumo que está crescendo, as pessoas ainda parecem preferir ter a posse do produto. Além disso, o aspecto financeiro tende a ser o fator que mais influencia sobre a decisão de possuir ou acessar e a maioria das pessoas vão aderir ao sistema de acesso somente quando ele for mais vantajoso financeiramente. Impactos ambientais e sociais que o consumo colaborativo propicia não são levados tanto em consideração no primeiro momento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.