Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Conke, Leonardo Silveira | - |
dc.contributor.author | Marçal, Sarah de Mendonça | - |
dc.identifier.citation | MARÇAL, Sarah de Mendonça. Consumo colaborativo: um estudo sobre a percepção dos consumidores. 2020. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)–Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O consumo baseado no acesso surge com o avanço tecnológico, alterando as
ações tradicionais de consumo. Esse modelo econômico também conhecido
como consumo colaborativo, economia de compartilhamento, consumo peerto-peer, entre outros nomes, tem como objetivo possibilitar que as pessoas
tenham acesso a diversos produtos sem precisar ter a posse dos mesmos.
Dentro desse modelo, as transações para usufruir do compartilhamento
podem ser através de uma troca monetária ou não. O objetivo com este
estudo foi identificar os principais motivos que fazem os consumidores
optarem pelo compartilhamento de bens ao invés da posse do produto. O
estudo foi realizado de forma quantitativa por levantamento, e, para a coleta
de dados, foi aplicado um questionário para os clientes das plataformas
Uber/Netflix, Aleggro e Boomerang, obtendo um total de 174 participantes. Os
resultados foram interpretados através de estatísticas descritivas e apontaram
que, apesar de ser uma forma de consumo que está crescendo, as pessoas
ainda parecem preferir ter a posse do produto. Além disso, o aspecto
financeiro tende a ser o fator que mais influencia sobre a decisão de possuir
ou acessar e a maioria das pessoas vão aderir ao sistema de acesso somente
quando ele for mais vantajoso financeiramente. Impactos ambientais e sociais
que o consumo colaborativo propicia não são levados tanto em consideração
no primeiro momento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia compartilhada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - preferência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumo (Economia) | pt_BR |
dc.title | Consumo colaborativo : um estudo sobre a percepção dos consumidores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T18:22:25Z | - |
dc.date.available | 2021-06-07T18:22:25Z | - |
dc.date.submitted | 2020-10-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27639 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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