Título: | Desperdício de alimentos em restaurantes e o comportamento do consumidor : uma abordagem da Teoria Comportamental Percebida |
Autor(es): | Freitas, Michele Gasparoto Moreira Teixeira de |
Orientador(es): | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
Assunto: | Restaurantes - administração Desperdício de alimentos Comportamento do consumidor Consumidores - atitudes |
Data de apresentação: | 20-Jul-2020 |
Data de publicação: | 7-Jun-2021 |
Referência: | FREITAS, Michele Gasparoto Moreira Teixeira de. Desperdício de alimentos em restaurantes e o comportamento do consumidor: uma abordagem da Teoria Comportamental Percebida. 2020. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O desperdício de alimentos é um tema de preocupação global, tendo em vista suas
consequências econômicas, sociais e ambientais. Sabe-se que os restaurantes são considerados
fontes de desperdício e que as sobras no prato dos consumidores poderiam ser evitadas. A
existência de uma lacuna de estudos que utilizem a Teoria do Comportamento Planejado para
compreender essa problemática motivou o trabalho. Assim, o presente estudo teve como
objetivo identificar, a partir da TCP, quais fatores influenciam a intenção de reduzir o
desperdício de alimentos pelos consumidores nos restaurantes à la carte. Com esse intuito, foi
realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 290 indivíduos que têm o hábito de
frequentar esse tipo de estabelecimento. A análise de dados foi feita através da Análise Fatorial
Confirmatória e da Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados revelaram que o fator
da TCP que mais influencia a intenção de reduzir o desperdício de alimentos é o controle
comportamental percebido, seguido da atitude cognitiva e da norma subjetiva. Essa pesquisa
gerou conhecimento sobre um tema pouco explorado no Brasil, além de contribuir para a
administração dos restaurantes, auxiliando as empresas a implementar ações mais assertivas
para mitigar o desperdício de alimentos por parte dos clientes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
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