Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MicheleGasparotoMoreiraDeFreitas_tcc.pdf645,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desperdício de alimentos em restaurantes e o comportamento do consumidor : uma abordagem da Teoria Comportamental Percebida
Autor(es): Freitas, Michele Gasparoto Moreira Teixeira de
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Restaurantes - administração
Desperdício de alimentos
Comportamento do consumidor
Consumidores - atitudes
Data de apresentação: 20-Jul-2020
Data de publicação: 7-Jun-2021
Referência: FREITAS, Michele Gasparoto Moreira Teixeira de. Desperdício de alimentos em restaurantes e o comportamento do consumidor: uma abordagem da Teoria Comportamental Percebida. 2020. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O desperdício de alimentos é um tema de preocupação global, tendo em vista suas consequências econômicas, sociais e ambientais. Sabe-se que os restaurantes são considerados fontes de desperdício e que as sobras no prato dos consumidores poderiam ser evitadas. A existência de uma lacuna de estudos que utilizem a Teoria do Comportamento Planejado para compreender essa problemática motivou o trabalho. Assim, o presente estudo teve como objetivo identificar, a partir da TCP, quais fatores influenciam a intenção de reduzir o desperdício de alimentos pelos consumidores nos restaurantes à la carte. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa quantitativa com uma amostra de 290 indivíduos que têm o hábito de frequentar esse tipo de estabelecimento. A análise de dados foi feita através da Análise Fatorial Confirmatória e da Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados revelaram que o fator da TCP que mais influencia a intenção de reduzir o desperdício de alimentos é o controle comportamental percebido, seguido da atitude cognitiva e da norma subjetiva. Essa pesquisa gerou conhecimento sobre um tema pouco explorado no Brasil, além de contribuir para a administração dos restaurantes, auxiliando as empresas a implementar ações mais assertivas para mitigar o desperdício de alimentos por parte dos clientes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.