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Título: | A relação da troca entre líderes e liderados (LMX) e a satisfação no trabalho |
Autor(es): | Santos, Ricardo Nunes dos |
Orientador(es): | Neiva, Elaine Rabelo |
Assunto: | Liderança Satisfação no trabalho Comportamento organizacional |
Data de apresentação: | 4-Dez-2020 |
Data de publicação: | 7-Jun-2021 |
Referência: | SANTOS, Ricardo Nunes dos. A relação da troca entre líderes e liderados (LMX) e a satisfação no trabalho. 2020. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O estudo da liderança tem chamado atenção de diversos pesquisadores para
compreender como ela é exercida nas organizações. A Liderança está diretamente
relacionada ao sucesso ou não de uma organização. Por meio dela que é
determinado se os objetivos serão alcançados de uma forma fácil ou difícil. Entre os
diversos fatores que levam uma pessoa a ser um bom líder está o relacionamento
com os seus subordinados. Esse relacionamento não é o único parâmetro para
medir desempenho do chefe e dos subordinados, mas talvez seja o principal. O
objetivo deste trabalho foi descrever a satisfação no trabalho e a qualidade da troca
entre líder e liderado na Câmara dos Deputados Federal, além de identificar se
existe associação entre a troca líder-liderado e a satisfação no trabalho. Foi adotada
como referência a Teoria da Troca entre Líder e Liderado – LMX, conhecida, em
inglês, como Leader-Member Exchange Theory – LMX. Para medir a qualidade
dessa relação foi usado o instrumento LMX-7 e para medir o grau de satisfação no
trabalho dos participantes, foi utilizada a Escala Satisfação no Trabalho – EST. A
aplicação dos instrumentos envolveu uma amostra de 29 participantes. A análise
dos resultados foi feita a partir de escores dos construtos dos instrumentos, criados
a partir das médias e desvios-padrão dos dados obtidos. Os dados permitem afirmar
que há correlações positivas entre a LMX e os fatores da satisfação no trabalho. O
resultado obtido foi considerado relevante para a organização estudada e para
qualquer outra que se assemelhe a ela. Conclui-se que relacionamentos diádicos de
alta qualidade podem influenciar o grau de satisfação no trabalho, sendo assim,
merecendo atenção e investimento das organizações nesse quesito. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Administração
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