Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Mônica Maria de | - |
dc.contributor.author | Braga, Maria Cristina Cunha | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Maria Cristina Cunha. A apropriação cultural de Brasília por crianças na educação infantil. 2020. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho intitulado *A apropriação cultural de Brasília por crianças
na Educação Infanti”, busca apresentar um diálogo entre a concepção de
infância, a socialização e a cidadania, com foco sobre a relação de crianças
que se encontram na primeira infância, com a cidade de Brasília. O interesse
principal deste trabalho foi enfatizar a criança como um ser de direitos, de
modo que fossem valorizadas suas experiências de contato com a cidade e
com a cultura, desde seus primeiros anos de vida, em espaços de Educação
Infantil e para além destes. Deste modo, foram apresentados aspectos
históricos de reconhecimento da cidadania infantil, com menção a documentos
legais sobre a Educação Infantil, bem como, referenciais que tratam a criança
em sociedade. Logo, o primeiro capítulo expõe as leis e diretrizes vigentes
sobre Educação Infantil, levando ao que é apresentado nos capítulos
seguintes, sobre infância e cidadania, a relação das crianças com Brasília e
sua apropriação cultural. Neste sentido, realizou-se estudo sobre as saídas
pedagógicas realizadas com crianças em uma instituição de Educação Infantil,
de acordo com o projeto “Brasília, quíntal da nossa escola”, retomando a
importância deste contato entre a cidade e a população infantil. Para tanto,
foram realizadas entevistas narrativas com professoras desta mesma
instituição, a fim de que fossem percebidas e valorizadas esta vivência pessoal
para com a capital do país, justificando a apropriação cultural e construção de
uma cidadania desde a infância. Por fim, a partir dos estudos realizados,
através de uma pesquisa de campo e análise sobre essa temática em
referencial teórico, nota-se a relevância da descoberta dos espaços por
crianças pequenas, que podem levar a apropriação cultural e a cidadania ativa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidadania | pt_BR |
dc.title | A apropriação cultural de Brasília por crianças na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T17:25:43Z | - |
dc.date.available | 2021-05-25T17:25:43Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27612 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work, entitled *The cultural appropriation of Brasília by children in
preschool, seeks to show a dialogue between the concept of childhood,
Socialization, and citizenship, focusing on the relationship between children in
early childhood and Brasília. The main objective of this work was to recognize
the child as a rightful being, in order to value their experiences with the city and
the culture from their first years of life, during preschool, and beyond. Thus, it
was presented historical aspects that recognizes childhood citizenship,
mentioning legal documents about preschool education, as well as references
(about children in society. Therefore, the first chapter cisplays the laws and
guidelines in place about preschool education, transitioning to whatis shown in
the subsequently chapters, about childhood and citizenship, children's relation
with Brasília, and its cultural appropriation. In this regard, a study was
conducted about the pedagogical visits done with children in a preschool under
the project “Brasília, our school backyard", revisíting the importance of the
contact between the children and the city. For this purpose, narrative interviews
were held with teachers from the same institution in order to value and have
those personal experiences with the country's capital perceived, justifing the
cultural appropriation and the construction of a citizenship from childhood.
Finally, following the study, through a field research and an analysis of the
theorical references about this theme, t is highlighted the relevance of small
children discovering new spaces, leading them to cultural appropriation, and an
active citizenship. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|