Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27605
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PolianaLourencoBraga_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Redes sociais e o comportamento do consumidor : a influência do Instagram no processo de decisão
Autor(es): Braga, Poliana Lourenço
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Consumidores - comportamento de compra
Marketing digital
Administração de empresas
Data de apresentação: 20-Nov-2019
Data de publicação: 25-Mai-2021
Referência: BRAGA, Poliana Lourenço. Redes sociais e o comportamento do consumidor: a influência do Instagram no processo de decisão. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar como a presença de uma empresa no Instagram pode influenciar na decisão de consumo, seja na compra de um bem ou na contratação de um serviço. A população desta pesquisa foi composta por pessoas que possuam perfil ativo no Instagram. A amostra foi composta por 205 atores da população e suas opiniões foram coletadas através de questionário estruturado aplicado de forma física e online. Para coleta e análise dos dados, foi utilizado o modelo de Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA-C). Foram analisados 19 fatores divididos em cinco grandes grupos: Presença da Marca, Aparência, Legendas e Informações, Trato com o Cliente e Uso das Ferramentas. Conclui-se que todos os fatores analisados são capazes de interferir, em maior ou menor grau, no comportamento do consumidor e a pesquisa permitiu visualizar o quanto cada um desses fatores influencia no comportamento dos consumidores, comparar essa influências e também, visualizar a influência atual da rede social. Os resultados mostram que não só a presença da empresa no Instagram se mostra crucial, como também mostram que os gestores precisam compreender a fundo esse fenômeno, utilizando-o da melhor maneira possível para trazer resultados positivos para sua organização.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.