Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27603
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TaynaraBastosLoureiroAlmeida_tcc.pdf750,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indícios de validade e confiabilidade de uma escala de relacionamento com consumidores de chocolate - ERC Chocolates
Autor(es): Almeida, Taynara Bastos Loureiro
Orientador(es): Fiuza, Gisela Demo
Assunto: Clientes - lealdade
Marketing de relacionamento
Relacionamento empresa - cliente
Clientes - relacionamento
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 25-Mai-2021
Referência: ALMEIDA, Taynara Bastos Loureiro. Indícios de validade e confiabilidade de uma escala de relacionamento com consumidores de chocolate - ERC Chocolates. 2019. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Visando se perpetuar no mercado em um cenário de competitividade expressiva, é peremptório às empresas a busca de estratégias a fim de atender às exigências de seus consumidores. Nesse contexto, uma das estratégias adotadas pelas organizações está pautada no desenvolvimento do marketing de relacionamento, por proporcionar fonte vantajosa de diferenciação competitiva ao identificar oportunidades focadas na satisfação, fidelização e atendimento às necessidades dos clientes. Destarte, considerando a participação significativa na economia nacional do setor de chocolates, a paixão do brasileiro pelo produto, bem como a lacuna na literatura quanto ao desenvolvimento e validação de escalas que avaliam o relacionamento entre consumidores e marcas de chocolates, o objetivo deste trabalho foi obter indícios de validade de uma escala para medir a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com marcas de chocolate, denominada ERC Chocolates. O estudo é de natureza quantitativa, utilizando aplicação de questionário e análise fatorial dos dados. Os resultados revelaram uma estrutura multifatorial, composta por três fatores, Confiança e Comprometimento, Atendimento e Experiência de Compra e Qualidade Percebida, com indícios de validade e confiabilidade. Enquanto implicação gerencial, a escala validada no presente estudo poderá ser utilizada como diagnóstico para os gestores de marcas de chocolates, haja vista que ainda há diversos pontos críticos nas iniciativas de marketing de relacionamento no setor, existindo oportunidades de melhoria de estratégias de posicionamento, diferenciação e relacionamento com clientes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.