Título: | Indícios de validade e confiabilidade de uma escala de relacionamento com consumidores de chocolate - ERC Chocolates |
Autor(es): | Almeida, Taynara Bastos Loureiro |
Orientador(es): | Fiuza, Gisela Demo |
Assunto: | Clientes - lealdade Marketing de relacionamento Relacionamento empresa - cliente Clientes - relacionamento |
Data de apresentação: | 11-Dez-2019 |
Data de publicação: | 25-Mai-2021 |
Referência: | ALMEIDA, Taynara Bastos Loureiro. Indícios de validade e confiabilidade de uma escala de relacionamento com consumidores de chocolate - ERC Chocolates. 2019. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Visando se perpetuar no mercado em um cenário de competitividade expressiva, é
peremptório às empresas a busca de estratégias a fim de atender às exigências de seus
consumidores. Nesse contexto, uma das estratégias adotadas pelas organizações está pautada
no desenvolvimento do marketing de relacionamento, por proporcionar fonte vantajosa de
diferenciação competitiva ao identificar oportunidades focadas na satisfação, fidelização e
atendimento às necessidades dos clientes. Destarte, considerando a participação significativa
na economia nacional do setor de chocolates, a paixão do brasileiro pelo produto, bem como a
lacuna na literatura quanto ao desenvolvimento e validação de escalas que avaliam o
relacionamento entre consumidores e marcas de chocolates, o objetivo deste trabalho foi obter
indícios de validade de uma escala para medir a percepção dos clientes quanto ao seu
relacionamento com marcas de chocolate, denominada ERC Chocolates. O estudo é de
natureza quantitativa, utilizando aplicação de questionário e análise fatorial dos dados. Os
resultados revelaram uma estrutura multifatorial, composta por três fatores, Confiança e
Comprometimento, Atendimento e Experiência de Compra e Qualidade Percebida, com
indícios de validade e confiabilidade. Enquanto implicação gerencial, a escala validada no
presente estudo poderá ser utilizada como diagnóstico para os gestores de marcas de
chocolates, haja vista que ainda há diversos pontos críticos nas iniciativas de marketing de
relacionamento no setor, existindo oportunidades de melhoria de estratégias de
posicionamento, diferenciação e relacionamento com clientes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. |
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