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dc.contributor.advisorFiuza, Gisela Demo-
dc.contributor.authorAlmeida, Taynara Bastos Loureiro-
dc.identifier.citationALMEIDA, Taynara Bastos Loureiro. Indícios de validade e confiabilidade de uma escala de relacionamento com consumidores de chocolate - ERC Chocolates. 2019. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.pt_BR
dc.description.abstractVisando se perpetuar no mercado em um cenário de competitividade expressiva, é peremptório às empresas a busca de estratégias a fim de atender às exigências de seus consumidores. Nesse contexto, uma das estratégias adotadas pelas organizações está pautada no desenvolvimento do marketing de relacionamento, por proporcionar fonte vantajosa de diferenciação competitiva ao identificar oportunidades focadas na satisfação, fidelização e atendimento às necessidades dos clientes. Destarte, considerando a participação significativa na economia nacional do setor de chocolates, a paixão do brasileiro pelo produto, bem como a lacuna na literatura quanto ao desenvolvimento e validação de escalas que avaliam o relacionamento entre consumidores e marcas de chocolates, o objetivo deste trabalho foi obter indícios de validade de uma escala para medir a percepção dos clientes quanto ao seu relacionamento com marcas de chocolate, denominada ERC Chocolates. O estudo é de natureza quantitativa, utilizando aplicação de questionário e análise fatorial dos dados. Os resultados revelaram uma estrutura multifatorial, composta por três fatores, Confiança e Comprometimento, Atendimento e Experiência de Compra e Qualidade Percebida, com indícios de validade e confiabilidade. Enquanto implicação gerencial, a escala validada no presente estudo poderá ser utilizada como diagnóstico para os gestores de marcas de chocolates, haja vista que ainda há diversos pontos críticos nas iniciativas de marketing de relacionamento no setor, existindo oportunidades de melhoria de estratégias de posicionamento, diferenciação e relacionamento com clientes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordClientes - lealdadept_BR
dc.subject.keywordMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subject.keywordRelacionamento empresa - clientept_BR
dc.subject.keywordClientes - relacionamentopt_BR
dc.titleIndícios de validade e confiabilidade de uma escala de relacionamento com consumidores de chocolate - ERC Chocolatespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-25T13:53:35Z-
dc.date.available2021-05-25T13:53:35Z-
dc.date.submitted2019-12-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27603-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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