Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_NiedjhaLucienneAbdallaSantos.pdf6,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Influências da gestão ambiental urbana sobre a memória, história, patrimônio e qualidade de vida das cidades : o caso da Galeria dos Estados, em Brasília - DF
Autor(es): Santos, Niedjha Lucienne Abdalla
Orientador(es): Oliveira, Marta Eliza de
Assunto: Gestão ambiental
Qualidade de vida
Patrimônio histórico
Patrimônio cultural
Data de apresentação: 16-Nov-2010
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: SANTOS, Niedjha Lucienne Abdalla. Influências da gestão ambiental urbana sobre a memória, história, patrimônio e qualidade de vida das cidades: o caso da Galeria dos Estados, em Brasília - DF. 2010. 73 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar as influências da gestão ambiental urbana sobre a memória, história, patrimônio e qualidade de vida das cidades, a partir da análise do caso da Galeria dos Estados, em Brasília, Distrito Federal. Seu desdobramento fornece roteiro para um diagnóstico capaz de subsidiar o planejamento de uso, e a gestão do patrimônio público urbano. Com abordagem empírico-analítica, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um Estudo de Caso. Para coleta e análise de dados foram utilizados métodos e técnicas de Avaliação Pós-ocupação (APO) do ambiente construído, como avaliações técnico-construtivas, funcionais e comportamentais apoiadas por observações, entrevistas não estruturadas, e levantamento urbanístico e fotográfico. Os estudos evidenciaram que a gestão da Galeria dos Estados não tem merecido atenção à altura da relevância histórica, social, política e econômica da região. O que afeta tanto a qualidade de vida dos usuários locais, quanto os direitos difusos de todos os brasileiros uma vez que resulta na perda da memória e da história de tão importante patrimônio coletivo situado na capital federal do Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.11.TCC.2759
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons