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Título: O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig
Autor(es): Flora, Ana Paula Ireno Di
Orientador(es): Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro
Assunto: Mulheres no cinema
Cinema
Representatividade social
Indústria cinematográfica
Gênero - desigualdade
Data de apresentação: 15-Dez-2020
Data de publicação: 18-Mai-2021
Referência: FLORA, Ana Paula Ireno Di. O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A falta de mulheres na direção faz do Cinema contemporâneo propagador de uma única história, contada a partir do ponto de vista masculino, o que compromete a qualidade das representações femininas em tela. O olhar masculino hegemônico, que reduz as mulheres a objetos de contemplação, além de privilegiado no cinema, é também mais discutido pela academia; enquanto o olhar feminino é ainda invisibilizado aguardando definição teórica. Nesse contexto, a indústria hollywoodiana – única capaz de se fazer global – dominada por homens brancos, é a principal disseminadora de estereótipos negativos sobre mulheres, portanto para discutir o poder da identidade do realizador sobre as representações, tomamos como objeto da análise de conteúdo o filme Adoráveis Mulheres (2019), escrito e dirigido por Greta Gerwig, que mesmo aclamado pela crítica encontrou dificuldades para ser assim reconhecido por seus pares.
Abstract: The lack of female directors in contemporary Cinema makes it a spreader of a single story, told from the male point of view, which compromises the quality of female representation on screen. The hegemonic male gaze, which reduces women to objects of contemplation, besides being privileged in film, it’s also more discussed by the academy, while the female gaze stills invisible waiting for a theoretical definition. In this context, the Hollywood film industry - the only one capable of becoming global - , dominated by white men, is the main producer of negative stereotypes about women, so to discuss the power of the director's identity over representations, we take as an object of content analysis Little Women (2019), written and directed by Greta Gerwig, who, despite being critically acclaimed, found it difficult to be recognized by her peers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020.
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