Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Flora, Ana Paula Ireno Di | - |
dc.identifier.citation | FLORA, Ana Paula Ireno Di. O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A falta de mulheres na direção faz do Cinema contemporâneo propagador de uma única
história, contada a partir do ponto de vista masculino, o que compromete a qualidade das
representações femininas em tela. O olhar masculino hegemônico, que reduz as mulheres a
objetos de contemplação, além de privilegiado no cinema, é também mais discutido pela
academia; enquanto o olhar feminino é ainda invisibilizado aguardando definição
teórica. Nesse contexto, a indústria hollywoodiana – única capaz de se fazer global – dominada
por homens brancos, é a principal disseminadora de estereótipos negativos sobre mulheres,
portanto para discutir o poder da identidade do realizador sobre as representações, tomamos
como objeto da análise de conteúdo o filme Adoráveis Mulheres (2019), escrito e dirigido por
Greta Gerwig, que mesmo aclamado pela crítica encontrou dificuldades para ser assim
reconhecido por seus pares. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres no cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representatividade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria cinematográfica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero - desigualdade | pt_BR |
dc.title | O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T12:57:46Z | - |
dc.date.available | 2021-05-18T12:57:46Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27578 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The lack of female directors in contemporary Cinema makes it a spreader of a single story, told
from the male point of view, which compromises the quality of female representation on screen.
The hegemonic male gaze, which reduces women to objects of contemplation, besides being
privileged in film, it’s also more discussed by the academy, while the female gaze stills invisible
waiting for a theoretical definition. In this context, the Hollywood film industry - the only one
capable of becoming global - , dominated by white men, is the main producer of negative
stereotypes about women, so to discuss the power of the director's identity over representations,
we take as an object of content analysis Little Women (2019), written and directed by Greta
Gerwig, who, despite being critically acclaimed, found it difficult to be recognized by her peers. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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