Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IlanaLaraBonfimGrilo_tcc.pdf13,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões sobre o processo de pré-produção do curta "Em transe"
Autor(es): Grilo, Ilana Lara Bonfim
Orientador(es): Silberstein, Emília Silveira
Assunto: Roteiros cinematográficos
Feminismo
Curta-metragem
Cinema brasileiro
Cinema - aspectos sociais
Mulheres no cinema
Cinema - produção e direção
Data de apresentação: 17-Dez-2020
Data de publicação: 18-Mai-2021
Referência: GRILO, Ilana Lara Bonfim. Reflexões sobre o processo de pré-produção do curta "Em transe". 2020. 192 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O projeto é sobre a pré-produção do “Em Transe”, um curta-metragem de ação que conta a história de Sofia, uma adolescente não-binária cheia de rebeldia e autenticidade, que embarca em uma aventura com a melhor amiga Alice, em busca do sonho de conhecer o pai. O objetivo é fazer um cinema coletivo com uma equipe formada em sua maioria por mulheres, em prol de personagens femininas que não se amarram a estereótipos do cinema tradicional. Na memória conto sobre o meu processo criativo no roteiro, discorro sobre o plano de direção e sobre as etapas que já percorremos durante a pré-produção. Em busca de uma força de esperança após a pandemia e o adiamento das gravações, pesquisei sobre o feminismo e a história de cineastas brasileiras. Em seguida, para não cair nas armadilhas de um cinema clichê e visualizar o cenário de filmes brasileiros com direção feminina, analisei longas dirigidos e protagonizados por mulheres. Finalizei o referencial teórico com uma breve pesquisa sobre a adolescência no intuito de trazer uma base científica ao roteiro protagonizado por duas adolescentes. Tudo isso com a finalidade de fazer do cinema uma arte de resistência, capaz de transformar a nossa sociedade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.