Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27566
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EmilyDeMeloFrancoQueiroz_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)3,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desincubando o autismo : elaboração e validação de jogo didático com uma proposta inclusiva
Autor(es): Queiroz, Emily de Melo Franco
Orientador(es): Carrijo Cordova, Bianca
Assunto: Autismo em crianças
Educação de crianças
Jogos educativos
Educação inclusiva
Data de apresentação: Fev-2019
Data de publicação: 18-Mai-2021
Referência: QUEIROZ, Emily de Melo Franco. Desincubando o autismo: elaboração e validação de jogo didático com uma proposta inclusiva. 2019. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: Por muito tempo vem sendo pesquisado a eficácia da utilização de jogos como mediadores no processo ensino-aprendizagem. Sabe-se também que há uma dificuldade por parte de professores em conseguir incluir alunos autistas nas atividades em sala de aula. Pensando nisto um jogo foi criado para mediar o processo ensino-aprendizagem de alunos com o espectro autista e ajuda-los na interação social com os demais alunos de classe. A ferramenta de pesquisa utilizada foi a elaboração e aplicação do jogo com alunos autistas e não autistas. Também foram realizadas entrevistas com os professores de ciências, responsáveis pelas classes onde esses alunos estão inclusos. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas na cidade de Sobradinho/DF e a análise dos dados foi de caráter qualitativo. Os resultados obtidos mostraram o quão eficaz é a utilização de jogos em sala de aula e como meio de interação social de alunos com o espectro autista, inclusos em classe regular; todavia revela que mesmo sendo um bom mediador, o lúdico é pouco utilizado pelos professores, por requerer tempo e dedicação extra-classe.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.