Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27565
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_CelsoEduardoPereira_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)17,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pêndulo de indução eletromagnética : uma exploração didática no ensino de ciências
Autor(es): Pereira, Celso Eduardo
Orientador(es): Costa, Ismael Victor de Lucena
Assunto: Física - estudo e ensino
Eletromagnetismo
Pêndulo
Lei da indução de Faraday
Data de apresentação: Jun-2019
Data de publicação: 18-Mai-2021
Referência: PEREIRA, Celso Eduardo. Pêndulo de indução eletromagnética: uma exploração didática no ensino de ciências. 2019. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2019.
Resumo: Provar para os estudantes a existência de um fenômeno não visível é uma missão muito difícil ao educador, por isto, sempre que possível, utilizar experimentos para “concretizar” um fenômeno intangível ajuda na compreensão dos temas estudados. Isso ocorre, por exemplo, com as ondas eletromagnéticas. Por esse motivo, nesse trabalho desenvolvemos um experimento como um recurso didático para a sala de aula para explanar os assuntos relacionados a lei de indução eletromagnética de Faraday. O experimento é construído com materiais reciclados, o que resgata a natureza de se ensinar em qualquer lugar e com poucos recursos.
Abstract: To prove to the students the experience of an exam is not a very difficult task for the educator, so whenever possible, use experiments to "concretize" an intangible phenomenon in the understanding of the subjects studied. This occurs, for example, with electromagnetic waves. Why this work develops an experience as a didactic resource for a classroom to explain matters related to Faraday's law of electromagnetic induction. The experiment is done with recycled materials, which represents a nature of teaching anywhere and with resources.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.