Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2756
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_PedroMarcosFragaSilva.pdf969,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Logística reversa como ferramenta para diminuição dos impactos ambientais : o recondicionamento de carcaças dos cartuchos usados de toner
Autor(es): Silva, Pedro Marcos Fraga
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Logística reversa
Meio ambiente
Data de apresentação: 4-Dez-2010
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: SILVA, Pedro Marcos Fraga. Logística reversa como ferramenta para diminuição dos impactos ambientais: o recondicionamento de carcaças dos cartuchos usados de toner. 2010. 67 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Devido às constantes mudanças ambientais que despertaram a sensibilidade ecológica e a preocupação cada vez maior da sociedade em alcançar um desenvolvimento sustentável, foram criadas nos últimos anos, por autoridades governamentais, legislações e normas relacionadas à conservação e proteção ao meio ambiente. Dessa forma, para cumprimento dessas exigências legais e para atendimento das expectativas cada vez maiores de consumidores no que diz respeito a políticas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, e assim, apresentarem uma vantagem competitiva em relação ao mercado, as organizações estão desenvolvendo seus sistemas logísticos tradicionais, ampliando-os com a criação de um novo fluxo logístico, o fluxo inverso. Buscou-se apresentar uma ferramenta gerencial, a logística reversa, que torna possível obter vantagens econômico-financeiras e, ao mesmo tempo, diminuir os danos causados ao meio ambiente. O tipo de pesquisa adotado neste trabalho é descritiva, de caráter bibliográfico e documental, baseado na coleta de informações constantes em livros, artigos publicados na internet, revistas eletrônicas e documentos fornecidos por instituições privadas. Descreveu-se um processo de logística reversa realizado na empresa Tecno Toner Cartuchos para Impressoras, organização brasileira fundada em 1990 que atua na área de remanufatura e comércio de cartuchos, com certificações de gestão de qualidade e respeito ao meio ambiente. Neste estudo apresentou-se uma organização que trabalha em harmonia com a sociedade e o meio ambiente, realizando adequadamente a destinação final de seus resíduos industriais. Constatou-se ainda que a empresa, por meio de seus programas sociais e de reciclagem, promove e contribui com o bem estar da comunidade. Apontou-se neste estudo de caso os benefícios gerados ao meio ambiente, como a diminuição do desperdício e a economia de energia em virtude da reutilização das carcaças de toner, e identificou-se ganhos econômicos, com a comercialização de produtos de alta qualidade e de baixo custo de aquisição. Torna-se, assim, com a apresentação do presente trabalho, uma realidade a redução dos impactos ambientais e a obtenção de vantagem econômico-financeira com a adoção da logística reversa pelas organizações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.12.TCC.2756
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons