Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27539
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JefersonQueirozDaSilva_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)516,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motiva a ação : ensinar e aprender, despertando desejos
Autor(es): Silva, Jeferson Queiroz da
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Formação de professores
Motivação na educação
Professores - formação continuada
Data de apresentação: Jun-2018
Data de publicação: 14-Mai-2021
Referência: SILVA, Jeferson Queiroz da. Motiva a ação: ensinar e aprender, despertando desejos. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: Pesquisas mostram que existe um anseio por parte de professores por uma formação após o período acadêmico, que denominamos de formação continuada, visando preencher as lacunas deixadas no período de formação docente e também a atualização de práticas, de acordo com o que se encontra de novidades no âmbito da educação. Diante dessa necessidade, este trabalho se apresenta como uma proposta de uma formação continuada em formato de um minicurso que terá como fator norteador a temática motivação e narrativas autobiográficas. Dada a impossibilidade de aplicação da pesquisa, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, no contexto da metodologia qualitativa de pesquisa. O corpus dessa pesquisa foi composto pelas definições de motivação e de narrativas como dispositivo de formação, analisados em oito produções acadêmicas, das quais sete artigos. O minicurso “Motiva a ação: ensinar e aprender, despertando desejos” foi proposto para acontecer em 4 encontros de duas horas cada um. O primeiro encontro foi criado para o/a professor/a refletir sobre si mesmo/a; o segundo abordará a questão das escolhas; o terceiro visa à construção de personagens professores/as que motivam e não motivam seus estudantes e análises possíveis dessas atuações e o quarto, o fechamento, tratou propostas de ações pedagógicas para motivar estudantes. Nesse trabalho você vai encontrar propostas de uma formação continuada para professores/as e de mesma forma sugestões para uma vivência mais própria da atuação docente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.