Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GedeaneSilvaDeSousa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorSousa, Gedeane Silva de-
dc.identifier.citationSOUSA, Gedeane Silva de. Educação e saúde: compreensão do sentido da higiene ambiental na escola. 2018. 48 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade reflete muito do que se passa na sua escola. É de se esperar que o processo civilizatório ocorra também pelas aquisições que a educação em seus contextos formais difunde. Nesse sentido este Trabalho de Conclusão de Curso, trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa cujo tema é Educação para Saúde. O problema de pesquisa diz respeito ao papel da escola na formação dos indivíduos para o entendimento do dever de cada um na preservação da saúde de todos. O objetivo principal deste trabalho é identificar os problemas diversos e os de saúde especificamente, associados à falta de higiene ambiental na cidade de Planaltina de Goiás com foco na educação do seguimento das séries finais do ensino fundamental. Para isso se buscou representações de estudantes das séries finais do ensino fundamental da Escola Municipal Simone Pinto Boa ventura sobre doenças e higiene ambiental. A geração de dados foi feita em duas etapas, a saber: i) investigação dos dados do município sobre indicadores sociais, de saúde e de educação ambiental; ii) entrevista semi-estruturada com alunos a respeito do tema saúde e educação ambiental. Os dados das entrevistas foram analisados através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, pois esta técnica permite identificar significados e separá-los em categorias distintas, e assim, sistematizar os dados da pesquisa. Por fim, foi possível apontar algumas conclusões, entre elas a importância do processo educacional escolar para a aquisição de conhecimentos adequados ao entendimento do binômio educação e saúdept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordDenguept_BR
dc.titleEducação e saúde : compreensão do sentido da higiene ambiental na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-14T12:57:28Z-
dc.date.available2021-05-14T12:57:28Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27537-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.