Título: | Relação entre orçamento e questionamentos no portal da transparência : análise de dados das Universidades federais do Brasil entre 2014 e 2018 |
Autor(es): | Oliveira, Peterson Soares |
Orientador(es): | Souza, Ludmila de Melo |
Assunto: | Transparência pública Acesso à informação Portal da Transparência Universidades e faculdades públicas Orçamento público Lei de Acesso à Informação |
Data de apresentação: | 27-Jun-2019 |
Data de publicação: | 13-Mai-2021 |
Referência: | OLIVEIRA, Peterson Soares. Relação entre orçamento e questionamentos no portal da transparência: análise de dados das Universidades federais do Brasil entre 2014 e 2018. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O Brasil tem dado importantes passos nas últimas décadas para garantir livre acesso a seus
dados governamentais, destacando-se a Constituição Federal de 1988 e a lei 12.527 de 2011, a
Lei de Acesso à Informação (LAI). O orçamento público é importante fonte de informação ao
cidadão visto que ele baliza a atuação governamental. A partir de um orçamento bem planejado
o Estado pode reduzir desigualdades com a correta alocação de recursos escassos. A educação
superior pública tem papel central na redução de desigualdades sociais e, portanto, diálogos a
respeito de seu orçamento se tornam essenciais para o bem-estar social. O objetivo deste estudo
é descrever e identificar a relação do orçamento realizado com a quantidade de dúvidas no
Portal da Transparência entre 2014 e 2018 nas universidades federais. Tal objetivo foi
amadurecido a partir das recorrentes e acaloradas discussões a respeito do orçamento da
educação superior pública e se efetivamente essa recorrente discussão se traduz em utilização
do Portal da Transparência, supondo, portanto, que deve haver relação positiva entre orçamento
e questionamentos, ou seja, maior orçamento maior as dúvidas do cidadão. Usado recorte de
2014 a 2018 visto que os dados em paralelo, das dúvidas diretas ao governo e de orçamento das
universidades, só estão disponíveis conjuntamente de 2014 em diante. Foi observado a partir
do cruzamento desses dados coeficiente de correlação de Pearson positivo em 0.4067 e que há
relação com significância estatística entre o orçamento realizado e a quantidade de
questionamentos por instituições no percentual de 24%. Cabe destaque também
especificamente para o ano de 2018, em que houve aumento dos questionamentos apesar da
redução do orçamento realizado neste mesmo ano. |
Abstract: | Brazil has taken important steps in recent decades to ensure free access to its governmental
data, highlighting the Federal Constitution of 1988 and the Law 12,527 of 2011, the Law of
Access to Information (LAI). The public budget is an important source of information to the
citizen as it is a beacon of governmental action. From a well planned budget the State can reduce
inequalities with the correct allocation of scarce resources. Public higher education plays a
central role in reducing social inequalities and, therefore, dialogues about their budget become
essential for social welfare. The aim of this study is to describe and identify the relationship
between the budget and the amount of doubts in the transparency portal between 2014 and 2018
in federal universities. This objective was matured from the recurrent and heated discussions
about the public higher education budget and if this recurring discussion effectively translates
into the use of the transparency portal, assuming, therefore, that there should be positive
relationship between budget and questionings, that is, greater budget greater the doubts of the
citizen. Used clipping from 2014 to 2018 since data in parallel, from direct doubts to
government and budget of universities, are only available jointly from 2014 onwards. It was
observed from the intersection of these data Pearson's positive correlation coefficient in 0.4067
and that there is a relationship with statistical significance between the budget performed and
the amount of questioning by institutions in the percentage of 24%. It is also noteworthy
specifically for the year 2018, in which there was an increase in the questioning despite the
reduction of the budget held in the same year. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.