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dc.contributor.advisorSouza, Ludmila de Melo-
dc.contributor.authorOliveira, Peterson Soares-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Peterson Soares. Relação entre orçamento e questionamentos no portal da transparência: análise de dados das Universidades federais do Brasil entre 2014 e 2018. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil tem dado importantes passos nas últimas décadas para garantir livre acesso a seus dados governamentais, destacando-se a Constituição Federal de 1988 e a lei 12.527 de 2011, a Lei de Acesso à Informação (LAI). O orçamento público é importante fonte de informação ao cidadão visto que ele baliza a atuação governamental. A partir de um orçamento bem planejado o Estado pode reduzir desigualdades com a correta alocação de recursos escassos. A educação superior pública tem papel central na redução de desigualdades sociais e, portanto, diálogos a respeito de seu orçamento se tornam essenciais para o bem-estar social. O objetivo deste estudo é descrever e identificar a relação do orçamento realizado com a quantidade de dúvidas no Portal da Transparência entre 2014 e 2018 nas universidades federais. Tal objetivo foi amadurecido a partir das recorrentes e acaloradas discussões a respeito do orçamento da educação superior pública e se efetivamente essa recorrente discussão se traduz em utilização do Portal da Transparência, supondo, portanto, que deve haver relação positiva entre orçamento e questionamentos, ou seja, maior orçamento maior as dúvidas do cidadão. Usado recorte de 2014 a 2018 visto que os dados em paralelo, das dúvidas diretas ao governo e de orçamento das universidades, só estão disponíveis conjuntamente de 2014 em diante. Foi observado a partir do cruzamento desses dados coeficiente de correlação de Pearson positivo em 0.4067 e que há relação com significância estatística entre o orçamento realizado e a quantidade de questionamentos por instituições no percentual de 24%. Cabe destaque também especificamente para o ano de 2018, em que houve aumento dos questionamentos apesar da redução do orçamento realizado neste mesmo ano.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransparência públicapt_BR
dc.subject.keywordAcesso à informaçãopt_BR
dc.subject.keywordPortal da Transparênciapt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subject.keywordOrçamento públicopt_BR
dc.subject.keywordLei de Acesso à Informaçãopt_BR
dc.titleRelação entre orçamento e questionamentos no portal da transparência : análise de dados das Universidades federais do Brasil entre 2014 e 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T14:10:45Z-
dc.date.available2021-05-13T14:10:45Z-
dc.date.submitted2019-06-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27535-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Brazil has taken important steps in recent decades to ensure free access to its governmental data, highlighting the Federal Constitution of 1988 and the Law 12,527 of 2011, the Law of Access to Information (LAI). The public budget is an important source of information to the citizen as it is a beacon of governmental action. From a well planned budget the State can reduce inequalities with the correct allocation of scarce resources. Public higher education plays a central role in reducing social inequalities and, therefore, dialogues about their budget become essential for social welfare. The aim of this study is to describe and identify the relationship between the budget and the amount of doubts in the transparency portal between 2014 and 2018 in federal universities. This objective was matured from the recurrent and heated discussions about the public higher education budget and if this recurring discussion effectively translates into the use of the transparency portal, assuming, therefore, that there should be positive relationship between budget and questionings, that is, greater budget greater the doubts of the citizen. Used clipping from 2014 to 2018 since data in parallel, from direct doubts to government and budget of universities, are only available jointly from 2014 onwards. It was observed from the intersection of these data Pearson's positive correlation coefficient in 0.4067 and that there is a relationship with statistical significance between the budget performed and the amount of questioning by institutions in the percentage of 24%. It is also noteworthy specifically for the year 2018, in which there was an increase in the questioning despite the reduction of the budget held in the same year.pt_BR
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