Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27534
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RoselaineAraujoVassalo_tcc.pdf390,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desfazendo a cortina de fumaça : uma análise epistemológica do termo contabilidade criativa
Autor(es): Vassalo, Roselaine Araujo
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Contabilidade
Epistemologia
Contadores - formação profissional
Criatividade
Data de apresentação: 24-Jun-2019
Data de publicação: 13-Mai-2021
Referência: Roselaine Araujo Vassalo. Desfazendo a cortina de fumaça : uma análise epistemológica do termo contabilidade criativa. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de estudantes e profissionais contábeis a respeito do termo contabilidade criativa, à luz da epistemologia. Na primeira etapa da pesquisa, foi efetuado levantamento na literatura e realizadas entrevistas abertas com dois especialistas (um do setor público e um do setor privado), que aplicam esses conceitos e usos no dia-a-dia de sua atuação profissional. Na segunda etapa, foram aplicados questionários estruturados, elaborados a partir dos resultados da primeira etapa, para estudantes de graduação do curso de Ciências Contábeis e para profissionais contábeis com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade no ano de 2019. A revisão da literatura mostrou que há contradições na interpretação dos conceitos/usos associados do termo “contabilidade criativa”, sobressaindo quatro conceitos/usos a ele associados - fraude, erro, gerenciamento de resultado e aprimoramento de resultado - e que existe uma subjetividade inerente a alguns elementos contábeis, o que deixa a sua natureza pouco clara, difícil de medir, classificar e reconhecer. Os resultados das entrevistas apontaram que o uso do termo “contabilidade criativa” expõe os profissionais da área contábil e pode colocar em dúvida a fidedignidade da informação contábil, e que o enforcement da legislação a que os profissionais do Setor Público estão sujeitos e presença de incentivos que podem afetar o comportamento das pessoas podem explicar as situações que levam os profissionais a fazerem registros que suscitam dúvidas quanto à credibilidade e fidedignidade dos números contábeis. Quanto aos questionários aplicados, os resultados mostram que apesar de lidarem com situações que podem ser identificadas aos conceitos já conhecidos pelos estudantes e profissionais, na prática, essa relação não se estabelece, mostrando que paira uma “cortina de fumaça” sobre os conceitos e usos associados ao termo contabilidade criativa. A partir dessa análise, o mais correto seria que o termo contabilidade criativa caísse em desuso, sendo utilizado o termo que mais condiz com a situação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.