Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27533
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SamuelAlisonDaSilva_tcc.pdf495,4 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Ludmila de Melo-
dc.contributor.authorSilva, Samuel Alison da-
dc.identifier.citationSILVA, Samuel Alison da. Análise das transferências voluntárias entre o Ministério da Educação e das fundações de apoio às Universidades. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAs universidades públicas têm como propósito fornecer conhecimento, estimular a pesquisa e manter projetos de extensão. Através das transferências voluntárias, esses objetivos podem ser cumpridos. As informações envoltas ao processo de transferência desses recursos, o cumprimento do objeto e a prestação de contas estão sendo amplamente divulgadas pelo Governo, em uma tentativa de gerar maior participação social e garantir eficiência ao gasto público. Dessa forma, a contabilidade pública age como ferramenta meio para que o patrimônio público, objeto da contabilidade pública, seja preservado e que os dispêndios públicos não sofram desvio de finalidade. Portanto, é importante entender como as fundações utilizam os recursos que lhe são repassados pelas universidades públicas, se objetos são cumpridos e seus atos tornados públicos. Este trabalho analisou as transferências voluntárias entre o Ministério da Educação e as Fundações de apoio às universidades públicas brasileiras; federais, estaduais e municipais. O objetivo da pesquisa foi o de analisar as situações dos convênios, termos de colaboração e termos de parceria quanto aos valores liberados por região, por vinculação da convenente e quanto à situação do objeto. A metodologia utilizada para se chegar às conclusões foi baseada em pesquisa documental, estudo descritivo e exploratório e como conclusão percebeu-se que existem diferenças significativas no tocante às situações dos objetos e a vinculação do convenente à esfera federativa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subject.keywordPrestação de contaspt_BR
dc.subject.keywordParticipação socialpt_BR
dc.subject.keywordMinistério da Educação (MEC)pt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordAccountabilitypt_BR
dc.subject.keywordOrganizações da Sociedade Civil (OSC)pt_BR
dc.titleAnálise das transferências voluntárias entre o Ministério da Educação e das fundações de apoio às Universidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-13T14:02:07Z-
dc.date.available2021-05-13T14:02:07Z-
dc.date.submitted2019-06-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27533-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.