Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/27533
Título: | Análise das transferências voluntárias entre o Ministério da Educação e das fundações de apoio às Universidades |
Autor(es): | Silva, Samuel Alison da |
Orientador(es): | Souza, Ludmila de Melo |
Assunto: | Universidades e faculdades públicas Prestação de contas Participação social Ministério da Educação (MEC) Administração pública Accountability Organizações da Sociedade Civil (OSC) |
Data de apresentação: | 26-Jun-2019 |
Data de publicação: | 13-Mai-2021 |
Referência: | SILVA, Samuel Alison da. Análise das transferências voluntárias entre o Ministério da Educação e das fundações de apoio às Universidades. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | As universidades públicas têm como propósito fornecer conhecimento, estimular a pesquisa e
manter projetos de extensão. Através das transferências voluntárias, esses objetivos podem ser
cumpridos. As informações envoltas ao processo de transferência desses recursos, o
cumprimento do objeto e a prestação de contas estão sendo amplamente divulgadas pelo
Governo, em uma tentativa de gerar maior participação social e garantir eficiência ao gasto
público. Dessa forma, a contabilidade pública age como ferramenta meio para que o patrimônio
público, objeto da contabilidade pública, seja preservado e que os dispêndios públicos não
sofram desvio de finalidade. Portanto, é importante entender como as fundações utilizam os
recursos que lhe são repassados pelas universidades públicas, se objetos são cumpridos e seus
atos tornados públicos. Este trabalho analisou as transferências voluntárias entre o Ministério
da Educação e as Fundações de apoio às universidades públicas brasileiras; federais, estaduais
e municipais. O objetivo da pesquisa foi o de analisar as situações dos convênios, termos de
colaboração e termos de parceria quanto aos valores liberados por região, por vinculação da
convenente e quanto à situação do objeto. A metodologia utilizada para se chegar às conclusões
foi baseada em pesquisa documental, estudo descritivo e exploratório e como conclusão
percebeu-se que existem diferenças significativas no tocante às situações dos objetos e a
vinculação do convenente à esfera federativa. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.