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2018_FernandoMacenaSoares_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)843,07 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSantos, Rogério César dos-
dc.contributor.authorSoares, Fernando Macena-
dc.identifier.citationSOARES, Fernando Macena. Memória geométrica: uma pesquisa de campo acerca das lembranças e das aprendizagens em geometria entre graduandos e pós-graduandos de Planaltina-DF. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Geometria no Brasil carrega contradições centenárias. Os enfoques metodológicos ao longo do tempo alternaram-se e ainda não há, de fato, um consenso entre pesquisadores e professores quanto ao melhor método para este ensino deveras importante na formação dos sujeitos e que afeta, recorrentemente, estudantes que adentram no ensino superior, que demonstram bastantes dificuldades nesta área. Com o objetivo de desvelar quais foram os conhecimentos/personagens geométricos mais evidentes na memória dos pesquisados e quais fatores possam ter influenciado a vida escolar e cotidiana, quanto à temática, de estudantes de graduação e pós-graduação, foi realizada uma pesquisa de campo na cidade de Planaltina-DF. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica inicial a fim de situar os contextos do ensino de geometria no Brasil ao longo da história. A pesquisa de campo constituiu-se de aplicação in loco de um questionário semi-estruturado, observação e registro ao longo do preenchimento do mesmo. A abordagem do problema teve uma analisa qualitativa e baseou-se nas falas/respostas ao questionário e posturas dos participantes. Participaram da pesquisa oito estudantes de graduação e três de pós-graduação de dois campi da cidade com enfoque nas áreas das ciências exatas. Durante a análise dividiu-se os participantes em dois grupos, os que manifestaram amor/afinidade com a geometria e aqueles que manifestaram não gostar. Os resultados sugerem que a falta de contextualização, a desmotivação para aprender matemática e o afastamento proposital (da Geometria) por parte de livros didáticos e professores tem contribuído para as não aprendizagens. Quanto à memória geométrica, Pitágoras foi eleito o inesquecível da Geometria e Platão considerado o esquecido, apesar de grande relevância histórica. No tocante aos conteúdos, ouve boa diversificação de lembranças, no entanto, as relações do triângulo retângulo que se baseiam bastante no Teorema de Pitágoras, somente um participante conseguiu realizar com êxito. Uma inferência pertinente em relação à pesquisa é: aqueles que ainda utilizam a geometria no seguimento educacional e/ou disseram gostar do campo, obtiveram um rendimento satisfatório no teste, além de demonstrar que conhecem em uma boa medida, alguns nomes da História da Matemática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenho geométricopt_BR
dc.subject.keywordGeometria - estudo e ensinopt_BR
dc.titleMemória geométrica : uma pesquisa de campo acerca das lembranças e das aprendizagens em geometria entre graduandos e pós-graduandos de Planaltina-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-12T12:50:29Z-
dc.date.available2021-05-12T12:50:29Z-
dc.date.submitted2018-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27521-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The teaching of Geometry in Brazil carries centuries-old contradictions. The methodological approaches over time have alternated, and there is no consensus among researchers and teachers as to the best method for this teaching, which is very important in the training of subjects and which affects students who are entering higher education, which demonstrate enough difficulties in this area. With the objective of unveiling the most obvious geometric knowledge in the memory of those surveyed and what factors may have influenced the school life and daily life, as for the subject matter, of the undergraduate and postgraduate students, a field research was carried out in the city of Planaltina-DF. An initial bibliographical research was carried out to locate the contexts of geometry teaching in Brazil throughout history. The field research consisted of the application in loco of a semi-structured questionnaire, observation and registration along the filling of the same. The approach to the problem had a qualitative analysis and was based on the statements / responses to the questionnaire and participants' postures. Eight undergraduate students and three postgraduate students from two city campuses focused on the exact sciences participated in the research. During the analysis the participants were divided into two groups, those who manifested love / affinity with geometry and those who expressed dislike. The results suggest that the lack of contextualization, the lack of motivation to learn mathematics and the deliberate (Geometry) distance from textbooks and teachers has contributed to the non-learning. As for geometric memory, Pythagoras was chosen the unforgettable of Geometry and Plato considered the forgotten, although of great relevance. Regarding the contents, he hears a good diversification of memories, however, the relations of the triangle rectangle that are based very much on the Theorem of Pythagoras, only one participant managed to realize with success. A pertinent inference to the research is that those who still use geometry in educational follow-up and / or said they like the field have achieved a satisfactory performance on the test, as well as demonstrating that they know in good measure some names in the History of Mathematics.pt_BR
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