Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Rogério César dos | - |
dc.contributor.author | Soares, Fernando Macena | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Fernando Macena. Memória geométrica: uma pesquisa de campo acerca das lembranças e das aprendizagens em geometria entre graduandos e pós-graduandos de Planaltina-DF. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Geometria no Brasil carrega contradições centenárias. Os enfoques
metodológicos ao longo do tempo alternaram-se e ainda não há, de fato, um consenso entre
pesquisadores e professores quanto ao melhor método para este ensino deveras importante na
formação dos sujeitos e que afeta, recorrentemente, estudantes que adentram no ensino
superior, que demonstram bastantes dificuldades nesta área. Com o objetivo de desvelar quais
foram os conhecimentos/personagens geométricos mais evidentes na memória dos
pesquisados e quais fatores possam ter influenciado a vida escolar e cotidiana, quanto à
temática, de estudantes de graduação e pós-graduação, foi realizada uma pesquisa de campo
na cidade de Planaltina-DF. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica inicial a fim de situar os
contextos do ensino de geometria no Brasil ao longo da história. A pesquisa de campo
constituiu-se de aplicação in loco de um questionário semi-estruturado, observação e registro
ao longo do preenchimento do mesmo. A abordagem do problema teve uma analisa
qualitativa e baseou-se nas falas/respostas ao questionário e posturas dos participantes.
Participaram da pesquisa oito estudantes de graduação e três de pós-graduação de dois campi
da cidade com enfoque nas áreas das ciências exatas. Durante a análise dividiu-se os
participantes em dois grupos, os que manifestaram amor/afinidade com a geometria e aqueles
que manifestaram não gostar. Os resultados sugerem que a falta de contextualização, a
desmotivação para aprender matemática e o afastamento proposital (da Geometria) por parte
de livros didáticos e professores tem contribuído para as não aprendizagens. Quanto à
memória geométrica, Pitágoras foi eleito o inesquecível da Geometria e Platão considerado o
esquecido, apesar de grande relevância histórica. No tocante aos conteúdos, ouve boa
diversificação de lembranças, no entanto, as relações do triângulo retângulo que se baseiam
bastante no Teorema de Pitágoras, somente um participante conseguiu realizar com êxito.
Uma inferência pertinente em relação à pesquisa é: aqueles que ainda utilizam a geometria no
seguimento educacional e/ou disseram gostar do campo, obtiveram um rendimento
satisfatório no teste, além de demonstrar que conhecem em uma boa medida, alguns nomes da
História da Matemática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho geométrico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Memória geométrica : uma pesquisa de campo acerca das lembranças e das aprendizagens em geometria entre graduandos e pós-graduandos de Planaltina-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T12:50:29Z | - |
dc.date.available | 2021-05-12T12:50:29Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27521 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The teaching of Geometry in Brazil carries centuries-old contradictions. The
methodological approaches over time have alternated, and there is no consensus among
researchers and teachers as to the best method for this teaching, which is very important in the
training of subjects and which affects students who are entering higher education, which
demonstrate enough difficulties in this area. With the objective of unveiling the most obvious
geometric knowledge in the memory of those surveyed and what factors may have influenced
the school life and daily life, as for the subject matter, of the undergraduate and postgraduate
students, a field research was carried out in the city of Planaltina-DF. An initial
bibliographical research was carried out to locate the contexts of geometry teaching in Brazil
throughout history. The field research consisted of the application in loco of a semi-structured
questionnaire, observation and registration along the filling of the same. The approach to the
problem had a qualitative analysis and was based on the statements / responses to the
questionnaire and participants' postures. Eight undergraduate students and three postgraduate
students from two city campuses focused on the exact sciences participated in the research.
During the analysis the participants were divided into two groups, those who manifested love
/ affinity with geometry and those who expressed dislike. The results suggest that the lack of
contextualization, the lack of motivation to learn mathematics and the deliberate (Geometry)
distance from textbooks and teachers has contributed to the non-learning. As for geometric
memory, Pythagoras was chosen the unforgettable of Geometry and Plato considered the
forgotten, although of great relevance. Regarding the contents, he hears a good diversification
of memories, however, the relations of the triangle rectangle that are based very much on the
Theorem of Pythagoras, only one participant managed to realize with success. A pertinent
inference to the research is that those who still use geometry in educational follow-up and / or
said they like the field have achieved a satisfactory performance on the test, as well as
demonstrating that they know in good measure some names in the History of Mathematics. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
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