Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2752
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_ThaizaAyubBrasil.pdf417,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre os fatores ergonômicos do ambiente de trabalho e a qualidade de vida do professor : estudo de caso em uma instituição pública federal de educação
Autor(es): Brasil, Thaiza Ayub
Orientador(es): Rodrigues, Maira Pinto Cauchioli
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Ergonomia
Professores
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 3-Fev-2012
Referência: BRASIL, Thaiza Ayub. A relação entre os fatores ergonômicos do ambiente de trabalho e a qualidade de vida do professor: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação. 2010. 61 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma instituição pública federal de educação, com o objetivo de apontar como os fatores ergonômicos afetam a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos Professores. A fundamentação teórica e revisão bibliográfica buscam aprofundar temas como: ergonomia, trabalho docente e qualidade de vida no trabalho. Como metodologia, foi utilizada a coleta de informações através de visitas, observações e aplicação de questionários. Os resultados mostraram que os principais aspectos ergonômicos estão relacionados condições acústicas das salas de aula, agravadas pela intensa convivência com o ruído externo, o qual é considerado um grande causador de desconforto e estresse para os professores. Além disso, as condições físicas foram avaliadas com médias relativamente baixas e a baixa remuneração recebida pelos professores como principal motivo para o sentimento de baixo reconhecimento social e econômico. A relação feita entre a variável Ergonomia e QVT através da aplicação de questionários constatou que a ergonomia está diretamente relacionada à qualidade de vida no trabalho (QVT), influenciando assim o ambiente de trabalho. Ao final dessa pesquisa e análise dos dados, foi apontada uma necessidade de melhora das condições físicas de trabalho, de tal maneira a humanizar o ambiente, valorizando os trabalhadores e ao mesmo tempo promovendo a qualidade de vida no trabalho, através de um melhor controle das condições acústicas das salas de aula, implicando em uma redução dos níveis de pressão sonora em sala de aula e do nível de estresse do professor, possibilitando um melhor desempenho das atividades ensino-aprendizagem desenvolvidas na mesma.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2752
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons