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https://bdm.unb.br/handle/10483/2752
Título: | A relação entre os fatores ergonômicos do ambiente de trabalho e a qualidade de vida do professor : estudo de caso em uma instituição pública federal de educação |
Autor(es): | Brasil, Thaiza Ayub |
Orientador(es): | Rodrigues, Maira Pinto Cauchioli |
Assunto: | Qualidade de vida no trabalho Ergonomia Professores |
Data de apresentação: | 2010 |
Data de publicação: | 3-Fev-2012 |
Referência: | BRASIL, Thaiza Ayub. A relação entre os fatores ergonômicos do ambiente de trabalho e a qualidade de vida do professor: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação. 2010. 61 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma instituição pública federal de educação, com o objetivo de apontar como os fatores ergonômicos afetam a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos Professores. A fundamentação teórica e revisão bibliográfica buscam aprofundar temas como: ergonomia, trabalho docente e qualidade de vida no trabalho. Como metodologia, foi utilizada a coleta de informações através de visitas, observações e aplicação de questionários. Os resultados mostraram que os principais aspectos ergonômicos estão relacionados condições acústicas das salas de aula, agravadas pela intensa convivência com o ruído externo, o qual é considerado um grande causador de desconforto e estresse para os professores. Além disso, as condições físicas foram avaliadas com médias relativamente baixas e a baixa remuneração recebida pelos professores como principal motivo para o sentimento de baixo reconhecimento social e econômico. A relação feita entre a variável Ergonomia e QVT através da aplicação de questionários constatou que a ergonomia está diretamente relacionada à qualidade de vida no trabalho (QVT), influenciando assim o ambiente de trabalho. Ao final dessa pesquisa e análise dos dados, foi apontada uma necessidade de melhora das condições físicas de trabalho, de tal maneira a humanizar o ambiente, valorizando os trabalhadores e ao mesmo tempo promovendo a qualidade de vida no trabalho, através de um melhor controle das condições acústicas das salas de aula, implicando em uma redução dos níveis de pressão sonora em sala de aula e do nível de estresse do professor, possibilitando um melhor desempenho das atividades ensino-aprendizagem desenvolvidas na mesma. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.2752 |
Aparece na Coleção: | Administração
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