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Título: A percepção dos licenciandos de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina sobre as metodologias da experimentação no ensino de ciências
Autor(es): Paes, Frederico Rocha
Orientador(es): Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Professores de ciência
Experimentação
Data de apresentação: Nov-2018
Data de publicação: 12-Mai-2021
Referência: PAES, Frederico Rocha. A percepção dos licenciandos de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina sobre as metodologias da experimentação no ensino de ciências. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.
Resumo: Historicamente a experimentação é conhecida desde o século XVIII (SILVA et al., 2010), mas somente no século XX é que se ressaltou a importância para a melhoria do ensino de Ciências no Brasil. Desde então, os resultados das atividades experimentais vêm recebendo críticas de diversos autores, pois o modelo convencional de ensino tem prejudicado a reflexão do aluno. Uma das possíveis causas pode ser a metodologia utilizada pelo professor. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a influência das aulas experimentais no Ensino Fundamental e na graduação para a formação da concepção sobre a metodologia da experimentação em licenciandos de Ciências Naturais. Para chegar ao objetivo, os dados foram coletados por meio de um questionário fechado com 46 graduandos de Ciências Naturais da Universidade de Brasília Campus Planaltina. Os resultados obtidos demonstram a descontinuidade das percepções sobre as práticas experimentais dos graduandos, já que a maioria dos entrevistados optou pela metodologia investigativa como a mais eficiente, enquanto seus professores queriam demonstrar conceitos já discutidos.
Abstract: Historically, experimentation has been known since the 18th century (SILVA et al., 2010), but it was only in the twentieth century that the importance of improving science teaching in Brazil was emphasized. Since then, the results of the experimental activities have been criticized by several authors, since the conventional teaching model has been detrimental to student reflection. One of the possible causes may be the methodology used by the teacher. This research had as objective to identify the influence of the experimental classes in the Elementary School and in the graduation for the formation of the conception about the methodology of the experimentation in Natural Sciences undergraduates. To reach the objective, the data were collected through a closed questionnaire with 46 undergraduate students of Natural Sciences of the University of Brasília Campus Planaltina. The results show the discontinuity of the perceptions about the experimental practices of the undergraduates, since the majority of the interviewees chose the investigative methodology as the most efficient, while their teachers wanted to demonstrate concepts already discussed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
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