Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27518
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FredericoRochaPaes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)510,9 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFalcomer, Viviane Aparecida da Silva-
dc.contributor.authorPaes, Frederico Rocha-
dc.identifier.citationPAES, Frederico Rocha. A percepção dos licenciandos de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina sobre as metodologias da experimentação no ensino de ciências. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractHistoricamente a experimentação é conhecida desde o século XVIII (SILVA et al., 2010), mas somente no século XX é que se ressaltou a importância para a melhoria do ensino de Ciências no Brasil. Desde então, os resultados das atividades experimentais vêm recebendo críticas de diversos autores, pois o modelo convencional de ensino tem prejudicado a reflexão do aluno. Uma das possíveis causas pode ser a metodologia utilizada pelo professor. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a influência das aulas experimentais no Ensino Fundamental e na graduação para a formação da concepção sobre a metodologia da experimentação em licenciandos de Ciências Naturais. Para chegar ao objetivo, os dados foram coletados por meio de um questionário fechado com 46 graduandos de Ciências Naturais da Universidade de Brasília Campus Planaltina. Os resultados obtidos demonstram a descontinuidade das percepções sobre as práticas experimentais dos graduandos, já que a maioria dos entrevistados optou pela metodologia investigativa como a mais eficiente, enquanto seus professores queriam demonstrar conceitos já discutidos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ciênciapt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.titleA percepção dos licenciandos de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina sobre as metodologias da experimentação no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-12T12:29:43Z-
dc.date.available2021-05-12T12:29:43Z-
dc.date.submitted2018-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27518-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Historically, experimentation has been known since the 18th century (SILVA et al., 2010), but it was only in the twentieth century that the importance of improving science teaching in Brazil was emphasized. Since then, the results of the experimental activities have been criticized by several authors, since the conventional teaching model has been detrimental to student reflection. One of the possible causes may be the methodology used by the teacher. This research had as objective to identify the influence of the experimental classes in the Elementary School and in the graduation for the formation of the conception about the methodology of the experimentation in Natural Sciences undergraduates. To reach the objective, the data were collected through a closed questionnaire with 46 undergraduate students of Natural Sciences of the University of Brasília Campus Planaltina. The results show the discontinuity of the perceptions about the experimental practices of the undergraduates, since the majority of the interviewees chose the investigative methodology as the most efficient, while their teachers wanted to demonstrate concepts already discussed.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.