Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Falcomer, Viviane Aparecida da Silva | - |
dc.contributor.author | Paes, Frederico Rocha | - |
dc.identifier.citation | PAES, Frederico Rocha. A percepção dos licenciandos de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina sobre as metodologias da experimentação no ensino de ciências. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Historicamente a experimentação é conhecida desde o século XVIII (SILVA et al., 2010),
mas somente no século XX é que se ressaltou a importância para a melhoria do ensino de
Ciências no Brasil. Desde então, os resultados das atividades experimentais vêm recebendo
críticas de diversos autores, pois o modelo convencional de ensino tem prejudicado a reflexão
do aluno. Uma das possíveis causas pode ser a metodologia utilizada pelo professor. Esta
pesquisa teve como objetivo identificar a influência das aulas experimentais no Ensino
Fundamental e na graduação para a formação da concepção sobre a metodologia da
experimentação em licenciandos de Ciências Naturais. Para chegar ao objetivo, os dados
foram coletados por meio de um questionário fechado com 46 graduandos de Ciências
Naturais da Universidade de Brasília Campus Planaltina. Os resultados obtidos demonstram a
descontinuidade das percepções sobre as práticas experimentais dos graduandos, já que a
maioria dos entrevistados optou pela metodologia investigativa como a mais eficiente,
enquanto seus professores queriam demonstrar conceitos já discutidos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experimentação | pt_BR |
dc.title | A percepção dos licenciandos de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina sobre as metodologias da experimentação no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T12:29:43Z | - |
dc.date.available | 2021-05-12T12:29:43Z | - |
dc.date.submitted | 2018-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/27518 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Historically, experimentation has been known since the 18th century (SILVA et al., 2010),
but it was only in the twentieth century that the importance of improving science teaching in
Brazil was emphasized. Since then, the results of the experimental activities have been
criticized by several authors, since the conventional teaching model has been detrimental to
student reflection. One of the possible causes may be the methodology used by the teacher.
This research had as objective to identify the influence of the experimental classes in the
Elementary School and in the graduation for the formation of the conception about the
methodology of the experimentation in Natural Sciences undergraduates. To reach the
objective, the data were collected through a closed questionnaire with 46 undergraduate
students of Natural Sciences of the University of Brasília Campus Planaltina. The results
show the discontinuity of the perceptions about the experimental practices of the
undergraduates, since the majority of the interviewees chose the investigative methodology as
the most efficient, while their teachers wanted to demonstrate concepts already discussed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|