Título: | “Isso eu levo pra minha vida” : uma pesquisa sobre a influência da atuação docente na construção da identidade discente |
Autor(es): | Barbosa, Anderson de Souza |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Professores e alunos Professores - prática profissional |
Data de apresentação: | Jul-2018 |
Data de publicação: | 11-Mai-2021 |
Referência: | BARBOSA, Anderson de Souza. “Isso eu levo pra minha vida”: uma pesquisa sobre a influência da atuação docente na construção da identidade discente. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018. |
Resumo: | A profissão de professor se centra, fortemente, na interação do profissional com seus alunos. Nesse processo, é comum encontrarmos alunos que tiveram suas histórias afetadas pela convivência com seus professores. Essa relação professor-aluno produz uma aprendizagem que pode contribuir para a construção de posicionamentos de si, referentes a sua identidade, impactando, também, atitudes no decorrer da vida. Acreditando nessa afirmativa, esse trabalho buscou identificar, na narrativa de estudantes, as maneiras pelas quais seus professores influenciaram a construção da identidade deles, tendo por noção de identidade o conjunto de construções pessoais acerca de si que se manifestam por meio de opiniões e atitudes, dentro de um contexto social. Para tanto, fizemos uso de uma abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise das narrativas dos estudantes apontaram para relatos de experiências, ou seja, aprendizagens que não se referem, necessariamente, a conteúdos das disciplinas, mas a concepções de mundo e de atuação nos diferentes contextos sociais, que não só na escola. Os estudantes relataram o diferencial da convivência deles com esses professores, narrando o impacto que tiveram na vida de cada um. Essa diferença foi possível devido à postura assumida por esses professores em seu ambiente de trabalho e, também, como seres humanos. |
Abstract: | The profession of teacher focuses, strongly, on the interaction of the professional with his students. In this process, it is common to find students who have had their stories affected by living with their teachers. This teacher-student relationship produces a learning that can contribute to the construction of self-positions, referring to their identity, impacting, also, attitudes in the course of life. Believing in this affirmation, this work sought to identify in the student narrative the ways in which its teachers influenced the construction of their identity, having as a notion of identity the set of personal constructions about themselves that are manifested through opinions and attitudes, within a social context. To do so, we used a qualitative research approach. Data collection was done through semi-structured interviews. The analysis of the students' narratives pointed to reports of experiences, that is, learning that do not necessarily refer to the contents of the subjects, but to conceptions of the world and of acting in the different social contexts, not only in the school. The students reported the differential of their coexistence with these teachers, narrating the impact they had on the life of each one. This difference was made possible by the position taken by these teachers in their work environment and also as human beings. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.