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2018_AndersonDeSouzaBarbosa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)1,32 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorBarbosa, Anderson de Souza-
dc.identifier.citationBARBOSA, Anderson de Souza. “Isso eu levo pra minha vida”: uma pesquisa sobre a influência da atuação docente na construção da identidade discente. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA profissão de professor se centra, fortemente, na interação do profissional com seus alunos. Nesse processo, é comum encontrarmos alunos que tiveram suas histórias afetadas pela convivência com seus professores. Essa relação professor-aluno produz uma aprendizagem que pode contribuir para a construção de posicionamentos de si, referentes a sua identidade, impactando, também, atitudes no decorrer da vida. Acreditando nessa afirmativa, esse trabalho buscou identificar, na narrativa de estudantes, as maneiras pelas quais seus professores influenciaram a construção da identidade deles, tendo por noção de identidade o conjunto de construções pessoais acerca de si que se manifestam por meio de opiniões e atitudes, dentro de um contexto social. Para tanto, fizemos uso de uma abordagem qualitativa de pesquisa. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise das narrativas dos estudantes apontaram para relatos de experiências, ou seja, aprendizagens que não se referem, necessariamente, a conteúdos das disciplinas, mas a concepções de mundo e de atuação nos diferentes contextos sociais, que não só na escola. Os estudantes relataram o diferencial da convivência deles com esses professores, narrando o impacto que tiveram na vida de cada um. Essa diferença foi possível devido à postura assumida por esses professores em seu ambiente de trabalho e, também, como seres humanos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.title“Isso eu levo pra minha vida” : uma pesquisa sobre a influência da atuação docente na construção da identidade discentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-11T22:24:40Z-
dc.date.available2021-05-11T22:24:40Z-
dc.date.submitted2018-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27514-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The profession of teacher focuses, strongly, on the interaction of the professional with his students. In this process, it is common to find students who have had their stories affected by living with their teachers. This teacher-student relationship produces a learning that can contribute to the construction of self-positions, referring to their identity, impacting, also, attitudes in the course of life. Believing in this affirmation, this work sought to identify in the student narrative the ways in which its teachers influenced the construction of their identity, having as a notion of identity the set of personal constructions about themselves that are manifested through opinions and attitudes, within a social context. To do so, we used a qualitative research approach. Data collection was done through semi-structured interviews. The analysis of the students' narratives pointed to reports of experiences, that is, learning that do not necessarily refer to the contents of the subjects, but to conceptions of the world and of acting in the different social contexts, not only in the school. The students reported the differential of their coexistence with these teachers, narrating the impact they had on the life of each one. This difference was made possible by the position taken by these teachers in their work environment and also as human beings.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



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