Título: | Levantamento dos principais desafios postos ao estágio supervisionado pela literatura do serviço social no período de 2014 a 2016 |
Autor(es): | Vasconcelos, Patrícia Pires de Souza |
Orientador(es): | Albuquerque, Miriam de Souza Leão |
Assunto: | Estágios supervisionados Serviço social Serviço social - orientação profissional Serviço social - estudo e ensino Formação profissional |
Data de apresentação: | 7-Dez-2017 |
Data de publicação: | 10-Mai-2021 |
Referência: | VASCONCELOS, Patrícia Pires de Souza. Levantamento dos principais desafios postos ao estágio supervisionado pela literatura do serviço social no período de 2014 a 2016. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais desafios que o estágio
supervisionado em Serviço Social enfrenta para se efetivar de acordo com as
normativas que o direcionam. Para realizar tal pesquisa, foi utilizada a análise
bibliográfica de caráter exploratório, onde foram encontradas publicações dentro da
literatura do Serviço Social que delinearam os principais desafios. O histórico de
mercadorização da educação no Brasil e seus rebatimentos na formação profissional
se apresentam como um dos aspectos que motivaram a presente pesquisa. A
pesquisa trouxe como principais desafios que interferem na efetivação do estágio
supervisionado em consonância com suas normativas, a sobrecarga e a precarização
do trabalho; a falta de compreensão das devidas atribuições e responsabilidades dos
sujeitos envolvidos no processo de supervisão; desafios que se relacionam à abertura
de vagas de estágio e o distanciamento entre instituição de ensino e campos de
estágio. Os desafios encontrados confirmam a hipótese de que a expansão dos cursos
de Serviço Social e a precarização do ensino superior e do trabalho são fatores que
influenciam negativamente no desenvolvimento do estágio supervisionado e
consequentemente prejudica a formação profissional. Os Fóruns de Supervisão de
Estágio e o Projeto ABEPSS Itinerante, se caracterizam por serem estratégias
fundamentais de enfretamento dos desafios encontrados. |
Abstract: | The present study aims to identify the main challenges that the supervised internship in
Social Work faces in order to be effective in accordance with the norms that guide it. To
carry out such research, we used the bibliographic analysis of an exploratory character,
where publications were found within the Social Service literature that outlined the main
challenges. The history of the commodification of education in Brazil and its
repercussions on professional training are presented as one of the aspects that
motivated the present research. The research brought as main challenges that interfere
in the effectiveness of the supervised internship in accordance with its norms, the
overload and precarization of the work; the lack of understanding of the due attributions
and responsibilities of the subjects involved in the supervision process; challenges
related to the opening of internships and the distance between the teaching institution
and internships. The challenges found confirm the hypothesis that the expansion of
Social Work courses and the precariousness of higher education and work are factors
that negatively influence the development of the supervised stage and consequently
impairs the professional formation. The Trafficking Supervision Forums and the
Itinerant ABEPSS Project are characterized as fundamental strategies for meeting the
challenges encountered. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017. |
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