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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Miriam de Souza Leão-
dc.contributor.authorVasconcelos, Patrícia Pires de Souza-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Patrícia Pires de Souza. Levantamento dos principais desafios postos ao estágio supervisionado pela literatura do serviço social no período de 2014 a 2016. 2017. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo identificar os principais desafios que o estágio supervisionado em Serviço Social enfrenta para se efetivar de acordo com as normativas que o direcionam. Para realizar tal pesquisa, foi utilizada a análise bibliográfica de caráter exploratório, onde foram encontradas publicações dentro da literatura do Serviço Social que delinearam os principais desafios. O histórico de mercadorização da educação no Brasil e seus rebatimentos na formação profissional se apresentam como um dos aspectos que motivaram a presente pesquisa. A pesquisa trouxe como principais desafios que interferem na efetivação do estágio supervisionado em consonância com suas normativas, a sobrecarga e a precarização do trabalho; a falta de compreensão das devidas atribuições e responsabilidades dos sujeitos envolvidos no processo de supervisão; desafios que se relacionam à abertura de vagas de estágio e o distanciamento entre instituição de ensino e campos de estágio. Os desafios encontrados confirmam a hipótese de que a expansão dos cursos de Serviço Social e a precarização do ensino superior e do trabalho são fatores que influenciam negativamente no desenvolvimento do estágio supervisionado e consequentemente prejudica a formação profissional. Os Fóruns de Supervisão de Estágio e o Projeto ABEPSS Itinerante, se caracterizam por serem estratégias fundamentais de enfretamento dos desafios encontrados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstágios supervisionadospt_BR
dc.subject.keywordServiço socialpt_BR
dc.subject.keywordServiço social - orientação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordServiço social - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.titleLevantamento dos principais desafios postos ao estágio supervisionado pela literatura do serviço social no período de 2014 a 2016pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-10T20:27:35Z-
dc.date.available2021-05-10T20:27:35Z-
dc.date.submitted2017-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27482-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to identify the main challenges that the supervised internship in Social Work faces in order to be effective in accordance with the norms that guide it. To carry out such research, we used the bibliographic analysis of an exploratory character, where publications were found within the Social Service literature that outlined the main challenges. The history of the commodification of education in Brazil and its repercussions on professional training are presented as one of the aspects that motivated the present research. The research brought as main challenges that interfere in the effectiveness of the supervised internship in accordance with its norms, the overload and precarization of the work; the lack of understanding of the due attributions and responsibilities of the subjects involved in the supervision process; challenges related to the opening of internships and the distance between the teaching institution and internships. The challenges found confirm the hypothesis that the expansion of Social Work courses and the precariousness of higher education and work are factors that negatively influence the development of the supervised stage and consequently impairs the professional formation. The Trafficking Supervision Forums and the Itinerant ABEPSS Project are characterized as fundamental strategies for meeting the challenges encountered.pt_BR
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