Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27447
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PriscilaLeiteMilhomem_tcc.pdf16,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como o Estado e a sociedade criminalizam a cultura negra : um estudo de caso sobre o funk
Autor(es): Milhomem, Priscila Leite
Orientador(es): Machado, Carlos Augusto Mello
Assunto: Funk (Música)
Cultura afro-brasileira
Negros
Violência
Manifestação cultural
Data de apresentação: 31-Jul-2019
Data de publicação: 7-Mai-2021
Referência: MILHOMEM, Priscila Leite. Como o Estado e a sociedade criminalizam a cultura negra: um estudo de caso sobre o funk. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019
Resumo: Este trabalho buscou expor e analisar os mecanismos e processos utilizados, pelo Estado e a sociedade, para criminalizar a cultura negra (de forma geral) e o funk (em particular). Dessa maneira, apresenta a trajetória da relação entre cultura e Estado, e como essa relação adquire um caráter dualista em relação a cultura branca e a cultura negra, em que o Estado age como incentivador da primeira e repressor da segunda. Assim, traça um panorama histórico, evidenciando as diversas culturas negras que passaram pelo processo de repressão e criminalização do Estado, fazendo um estudo de caso sobre o funk. Por fim, apresenta e analisa a tentativa legal de criminalizar o funk, a sugestão legislativa SUG 17/17. As referências teóricas que dão fundamento a esta pesquisa são o conceito de “dominação cultural” trabalhado por Ruben George Oliven e as interpretações conceituais desenvolvidas pela teoria antirracista e decolonial.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.