Título: | O direito à educação das pessoas privadas de liberdade no Brasil : uma abordagem preliminar |
Autor(es): | Fraga, Letícia Ferreira |
Orientador(es): | Sousa, Nair Heloisa Bicalho de |
Assunto: | Políticas públicas educacionais Sistema penitenciário Educação de Jovens e Adultos (EJA) Direito à educação |
Data de apresentação: | 14-Dez-2017 |
Data de publicação: | 7-Mai-2021 |
Referência: | FRAGA, Letícia Ferreira. O direito à educação das pessoas privadas de liberdade no Brasil: uma abordagem preliminar. 2017. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | A presente pesquisa visa analisar o funcionamento da política pública de educação
de jovens e adultos voltada às pessoas privadas de liberdade, abordando as normas
jurídicas nacionais e normativas educacionais, a fim de verificar se a política pública de
educação é suficiente para garantir os direitos desse público. Com esse propósito, foram
definidos os seguintes objetivos específicos: descrever a inserção do direito à educação
nas normas jurídicas nacionais e nas normativas educacionais; conhecer os mecanismos
e estratégias que estão sendo implementados para que o direito à educação de jovens e
adultos, daqueles que se encontram em situação de privação de liberdade seja de fato
garantido; e pesquisar os resultados da política pública da educação de jovens e adultos
junto às pessoas privadas de liberdade no Brasil, analisando os dados das demandas e
ofertas de educação em prisões no país e por estado. Trata-se de uma pesquisa quantitativa
e qualitativa, sendo um estudo exploratório, constituído por levantamento bibliográfico e
documental de textos, além de dados quantitativos referentes, principalmente, à educação
de jovens e adultos para as pessoas privadas de liberdade e suas garantias normativas. Os
resultados alcançados demonstram que a política pública evoluiu instituindo marcos
legais para garantir o direito à educação das pessoas privadas de liberdade, e há
mecanismos e estratégias para implementação da educação em prisões. Porém, a política
pública de educação não está conseguindo atender a demanda das pessoas privadas de
liberdade, sendo essa bem maior que a oferta. A oferta de educação em prisões no Brasil
se encontra abaixo de 10%. Portanto, a política pública de educação em prisões precisa
ser reformulada para que o direito à educação desse público seja efetivado. |
Abstract: | The present research aims to analyze the functioning of the public policy of
youth and adult education directed at persons deprived of their liberty, addressing the
national legal norms and educational norms, in order to verify if the public policy of
education is enough to guarantee the rights of this public. With this purpose, the following
specific objectives were defined: describe the insertion of the right to education into
national legal norms and educational norms; to know the mechanisms and strategies that
are being implemented so that the right to education of young people and adults, those in
deprivation of liberty is guaranteed; and to research the results of the public policy of
youth and adult education with persons deprived of their liberty in Brazil, analyzing the
data of the demands and offers of education in prisons in the country and by state. It is a
quantitative and qualitative research, being an exploratory study, constituted by
bibliographical and documentary survey of texts, besides quantitative data referring
mainly to the education of young people and adults deprived of freedom and their
normative guarantees. The results show that public policy has evolved by establishing
legal frameworks to guarantee the right to education of persons deprived of their liberty,
and there are mechanisms and strategies for implementation of prison education.
However, public education policy is failing to meet the demand of persons deprived of
their liberty, which is far greater than supply. The offer of education in prisons in Brazil
is below 10%. Therefore, the public policy of prisons education needs to be reformulated
so that the right to education of this public is fulfilled. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Serviço Social
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.