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dc.contributor.advisorSousa, Nair Heloisa Bicalho de-
dc.contributor.authorFraga, Letícia Ferreira-
dc.identifier.citationFRAGA, Letícia Ferreira. O direito à educação das pessoas privadas de liberdade no Brasil: uma abordagem preliminar. 2017. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa visa analisar o funcionamento da política pública de educação de jovens e adultos voltada às pessoas privadas de liberdade, abordando as normas jurídicas nacionais e normativas educacionais, a fim de verificar se a política pública de educação é suficiente para garantir os direitos desse público. Com esse propósito, foram definidos os seguintes objetivos específicos: descrever a inserção do direito à educação nas normas jurídicas nacionais e nas normativas educacionais; conhecer os mecanismos e estratégias que estão sendo implementados para que o direito à educação de jovens e adultos, daqueles que se encontram em situação de privação de liberdade seja de fato garantido; e pesquisar os resultados da política pública da educação de jovens e adultos junto às pessoas privadas de liberdade no Brasil, analisando os dados das demandas e ofertas de educação em prisões no país e por estado. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, sendo um estudo exploratório, constituído por levantamento bibliográfico e documental de textos, além de dados quantitativos referentes, principalmente, à educação de jovens e adultos para as pessoas privadas de liberdade e suas garantias normativas. Os resultados alcançados demonstram que a política pública evoluiu instituindo marcos legais para garantir o direito à educação das pessoas privadas de liberdade, e há mecanismos e estratégias para implementação da educação em prisões. Porém, a política pública de educação não está conseguindo atender a demanda das pessoas privadas de liberdade, sendo essa bem maior que a oferta. A oferta de educação em prisões no Brasil se encontra abaixo de 10%. Portanto, a política pública de educação em prisões precisa ser reformulada para que o direito à educação desse público seja efetivado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordSistema penitenciáriopt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subject.keywordDireito à educaçãopt_BR
dc.titleO direito à educação das pessoas privadas de liberdade no Brasil : uma abordagem preliminarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-05-07T00:09:32Z-
dc.date.available2021-05-07T00:09:32Z-
dc.date.submitted2017-12-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/27445-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present research aims to analyze the functioning of the public policy of youth and adult education directed at persons deprived of their liberty, addressing the national legal norms and educational norms, in order to verify if the public policy of education is enough to guarantee the rights of this public. With this purpose, the following specific objectives were defined: describe the insertion of the right to education into national legal norms and educational norms; to know the mechanisms and strategies that are being implemented so that the right to education of young people and adults, those in deprivation of liberty is guaranteed; and to research the results of the public policy of youth and adult education with persons deprived of their liberty in Brazil, analyzing the data of the demands and offers of education in prisons in the country and by state. It is a quantitative and qualitative research, being an exploratory study, constituted by bibliographical and documentary survey of texts, besides quantitative data referring mainly to the education of young people and adults deprived of freedom and their normative guarantees. The results show that public policy has evolved by establishing legal frameworks to guarantee the right to education of persons deprived of their liberty, and there are mechanisms and strategies for implementation of prison education. However, public education policy is failing to meet the demand of persons deprived of their liberty, which is far greater than supply. The offer of education in prisons in Brazil is below 10%. Therefore, the public policy of prisons education needs to be reformulated so that the right to education of this public is fulfilled.pt_BR
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