Título: | A política de assistência estudantil como mecanismo de permanência dos jovens nos cursos de graduação |
Autor(es): | Silva, Lucas Elpídio Ramos da |
Orientador(es): | Figueiredo, Kênia Augusta |
Assunto: | Assistência estudantil Ensino superior Política social Instituições de ensino superior |
Data de apresentação: | 21-Ago-2017 |
Data de publicação: | 6-Mai-2021 |
Referência: | SILVA, Lucas Elpídio Ramos da. A política de assistência estudantil como mecanismo de permanência dos
jovens nos cursos de graduação. 2017. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho buscou apresentar e analisar as políticas de assistência estudantil no
Brasil, procurando compreender as questões históricas e sociais envolvidas. Nesse
sentido foi realizado um levantamento acerca da criação e desenvolvimento das
instituições de ensino superior. Foi realizada pesquisa bibliográfica e teórica,
observados dispositivos jurídicos e dados estatísticos para o entendimento da
política estudantil e da expansão do ensino superior. Foram observadas a
necessidade e a importância da existência e aperfeiçoamento dos mecanismos de
acesso e permanência do estudante no ensino superior como política social.
Procurou-se adotar o materialismo histórico e dialético como método para entender
as correlações entre as estruturas sociais, as configurações políticas e as
instituições educacionais. O primeiro dos dois capítulos trata do histórico da
implantação do ensino superior no Brasil. O segundo aborda a questão da
assistência estudantil no ensino superior, por meio da descrição e análise de suas
diretrizes em cada etapa histórica, desde sua criação até os dias de hoje. |
Abstract: | This work seek to present and analyse the policies of student assistance in Brazil, looking for
understanding the involved historical and social questions. That way, was realized a survey
about the creation and development of higher education institutions. A bibliographic and
theoretical research was conducted, observed legal systems and statistical data for the
understanding of student policy and expansion of higher education. The need and the
importance of existence and refinement of access and continuance mechanisms as social
policy were observed. It has also sought to embrace the historic and dialectical materialism
as a method to understand the correlations between the social structures, the political
configurations and the educational institutions. The first of the two chapters focus on the
history of deployment of higher education in Brazil. The second approach the question of
student assitance in higher education, through the description and analysis of their guidelines
in each historical step, since its creation until the present time. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2017. |
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Aparece na Coleção: | Serviço Social
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