Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LaizMaiaraDaSilvaLima_tcc.pdf868,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A globalização neoliberal e a indústria brasileira: uma análise da desnacionalização a partir do setor de autopeças
Autor(es): Lima, Laiz Maiara da Silva
Orientador(es): Souza, Juarez de
Assunto: Globalização
Neoliberalismo
Indústrias
Indústria automobilística
Investimentos estrangeiros
Política industrial - Brasil
Abertura comercial
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 5-Mai-2021
Referência: LIMA, Laiz Maiara da Silva. A globalização neoliberal e a indústria brasileira : uma análise da desnacionalização a partir do setor de autopeças. 2019. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O capitalismo neoliberal implementado no Brasil na década de 90 foi prejudicial ao país e atingiu de forma árdua a indústria de transformação, sobretudo o setor de autopeças, o qual é analisado com maior profundidade no presente trabalho. As teorias neoliberais emergiram devido ao declínio da mais-valia nos países desenvolvidos. Segundo o neoliberalismo, a causa da diminuição dos lucros do capital ocorria por conta do regime vigente em dado período da década de 60: o Estado de Bem-Estar Social. Nesse quadro, o avanço do capital estrangeiro sobre os países latino-americanos foi feito de maneira a limitar a industrialização destes e a incentivar a desnacionalização de suas economias, sobretudo em serviços básicos e essenciais à população antes geridos pelo Estado (infraestrutura de transportes e telecomunicações, por exemplo). Com o Estado se afastando-se da economia, a indústria nacional foi se enfraquecendo e caindo nas mãos de empresas estrangeiras que, no limite, levam consigo os lucros, as tecnologias desenvolvidas e os empregos de qualidade. Assim, o país se empobrece através do estímulo por parte do governo à reprimarização da economia. Tais paradigmas serão discutidos ao longo do presente trabalho, bem como as consequências e o que se pode fazer para reverter o cenário em que o Brasil se encontra.
Abstract: Brazil’s neoliberal capitalism implemented in the 1990s was adverse to the country and hit the transformation industry hard, especially the auto parts sector, which is analyzed in greater depth in this paper. Neoliberal theories have emerged due to the decline of added value in developed countries. According to neoliberalism, the profit’s decrease was caused by the current regime of the 1960s: the Welfare State. In this context, the advance of foreign capital over Latin American countries was made in a way that limit their industrialization and encourage the denationalisation of their economies, especially in basic and essential services to the population previously managed by the State (transport and telecommunications infrastructure, for example). As the state moved away from the economy, national industry weakened and fell into the hands of foreign companies that, at the end of the day, took with them the profits, the technologies developed and the quality jobs. Thus, the country is impoverished through the government's stimulus to reprimarize the economy. Such paradigms will be discussed throughout this work, as well as the consequences and what can be done to reverse the scenario in which Brazil finds itself.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.