Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/27418
Título: | Tecnologias da informação e comunicação na Educação : contribuições e adaptações no currículo e na prática docente |
Autor(es): | Aguiar, Cleyton Barbosa |
Orientador(es): | Machado, Liliane Campos |
Assunto: | Tecnologias educacionais Tecnologia da informação e comunicação Práticas pedagógicas |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 4-Mai-2021 |
Referência: | AGUIAR, Cleyton Barbosa.Tecnologias da informação e comunicação na Educação: contribuições e adaptações no currículo e na prática docente. 2020. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve o objetivo de entender como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) adaptam e readaptam o currículo e a prática docente dos educadores de uma escola da rede pública de ensino, de maneira mais especifica, a Escola Classe 304-Norte do Plano Piloto. Para isto, foi necessário investigar questões como: legislação do Distrito Federal (DF) e da União envolvendo as TICs, a oferta destes recursos na educação, a atual figura do discente, a formação inicial e continuada do docente e formações continuadas ofertadas por diferentes meios para a utilização consciente das TICs em sala de aula. Todas estas informações complementam o objetivo geral da pesquisa, que é compreender como estes novos meios de acesso e difusão de informação impactam na prática docente dos educadores do DF. Para isto, foram entrevistados quatro professores e dois educadores da equipe gestora da Escola Classe 304 Norte do Plano Piloto – DF, com o objetivo de compreender como tem-se dado o advento de tais meios no dia a dia escolar e como a escola interpreta e reinterpreta as maneiras de educar e do brincar ao utilizar tais tecnologias. A partir das entrevistas realizadas, ficaram nítidas as hipóteses que já haviam sido levantadas no referencial teórico, mas não só isto, é perceptível também que a escola tem estado atenta para esta questão das TICs nos seus mais variados eixos, de maneira crítica (sobre a utilização e formação) e ativa (iniciativas). O resultado obtido por meio da análise de relatos confirma tais problemáticas, percebendo a necessidade de um maior engajamento, porém, não unicamente da escola, mas da oferta do Estado em recursos/formação e de um trabalho coletivo da equipe gestora na significância da formação continuada em tal eixo formativo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.