Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27417
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThaynaRodriguesPortela_tcc.pdf14,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A interdição do direito à educação : significações do fechamento de escolas para educandos da EJA
Autor(es): Portela, Thayná Rodrigues
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação popular
Educação de adultos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 4-Mai-2021
Referência: PORTELA, Thayná Rodrigues. A interdição do direito à educação: significações do fechamento de escolas para educandos da EJA. 2019. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como propósito analisar os significados da interdição do direito à educação por meio do fechamento de escolas na educação de jovens e adultos, tendo como unidade de análise o fechamento da Escola Classe 03 do Paranoá, situada em uma região administrativa do Distrito Federal. O trabalho adota uma abordagem qualitativa de educação usando entrevistas semi-estruturadas com estudantes da educação de jovens e adultos que estudaram na escola no período de 2015 a 2018. Com base no direito à educação, é situada a história de luta da cidade do Paranoá por uma educação de qualidade, como também a sua história de parceria com o GENPEX/UnB (Grupo de Ensino-Pesquisa-Extensão em Educação Popular e Estudos Filosóficos e Histórico-Culturais). As entrevistas indicam que os educandos da EJA nunca tiveram a pretensão de abandonar a escola, e que a falta da mesma os está prejudicando, fazendo com que o seu processo educacional seja interrompido, já que a localização e a questão do pertencimento para com a escola são a chave para que esses educandos possam concluir o 1o segmento da educação de jovens e adultos.
Abstract: The purpose of the present work is to analyze the meanings of the interdiction of the right to education through the closing of schools in the education of young people and adults, having as unit of analysis the closing of the School Class 03 of Paranoá, situated in an administrative region of the Federal District. The work adopts a qualitative approach to education using semi-structured interviews with education students of young people and adults who studied in school from 2015 to 2018. Based on the right to education, the history of the city of Paranoá's struggle for a quality education is situated, as well as its history of partnership with GENPEX/UnB (Group of Teaching-Research-Extension in Popular Education and Philosophical and Historical-Cultural Studies). Interviews indicate that EJA students never intended to leave school, and that the lack of school is harming them, causing their educational process to be interrupted, since the location and issue of belonging to the school are the key so that these students can complete the 1st segment of youth and adult education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.