Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/27416
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AndressaPereiraGama_tcc.pdf378,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão das escolas cívico militar no distrito federal e a perspectiva de qualidade da educação
Autor(es): Gama, Andressa Pereira
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Escola Cívico-Militar
Gestão escolar democrática
Escolas militares
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 4-Mai-2021
Referência: GAMA, Andressa Pereira. A gestão das escolas cívico militar no distrito federal e a perspectiva de qualidade da educação. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presente pesquisa tem como tema abordar os meios que esse modelo de gestão, sob o comando militar, utiliza para manter a qualidade de ensino, tendo como problema: Como o conceito de qualidade escolar se apresenta na proposta de gestão das escolas cívico militar no Distrito Federal? Esta investigação teve como objetivo geral verificar o modelo de gestão através dos meios oferecidos e que a equipe gestora utiliza para a melhoria da qualidade escolar tanto em relação aos docentes, como em relação aos discentes. Para isso, os objetivos específicos foram: discutir a gestão como princípio de qualidade escolar; contextualizar o modelo e o programa de Gestão Cívico Militar no Distrito Federal; comparar a Gestão Democrática com os documentos públicos da Gestão Cívico Militar no Distrito Federal. A fundamentação teve como suporte teórico: Lück (2009), Paro (2010), Arroyo (1979), Mendonça (2019) e Santos (2019). Para responder à problemática, a pesquisa teve a abordagem qualitativa do tipo documental. Foi realizada a observação simples como instrumento de coleta de dados. O campo de trabalho que propusemos foi uma escola localizada em uma região administrativa do Distrito Federal, no qual não será divulgada para preservar a instituição de ensino. A partir da análise dos dados percebemos o quanto a gestão de qualidade é importante para efetivar o trabalho pedagógico.
Abstract: The present research has as its theme to approach the means that this management model, under the military command, uses to maintain the quality of teaching, having as problem: How the concept of school quality is presented in the proposal of management of the civic military schools in the District Federal? This investigation had the general objective of verifying the management model through the means offered and that the management team uses to improve school quality both in relation to teachers and in relation to students. For this, the specific objectives were: to discuss management as a principle of school quality; contextualize the Military Civic Management model and program in the Federal District; compare Democratic Management with public documents of Military Civic Management in the Federal District. The basis was theoretically supported: Lück (2009), Paro (2010), Arroyo (1979), Mendonça (2019) and Santos (2019). To answer the problem, the research had a qualitative approach of the documentary type. Simple observation was performed as a data collection instrument. The proposed field of work was a school located in an administrative region of the Federal District, in which it will not be disclosed to preserve the educational institution. From the analysis of the data, we realized how important quality management is to carry out the pedagogical work.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2020
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.27416
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.